Autores

"Governo andou sempre entre saúde versus economia"

Há um ano o presidente da Assembleia da República chamou-lhe 'o mascarilha', por ter sido o primeiro a propor o uso de máscara em espaços fechados. A partir daqui, as críticas nas redes sociais não têm parado, mas diz: "Faz parte, quando se propõe algo diferente". Em entrevista ao DN, faz um balanço da gestão da pandemia, da vacinação e do que aí vem pós-pandemia. A única certeza que tem a única solução passa pelo reforço do SNS.

Carla Nunes: "Medida mais difícil é o evitar familiares e amigos"

A Escola Nacional de Saúde Pública faz, desde o início da pandemia, a avaliação do comportamento dos portugueses e das suas perceções. E, ao fim de um ano, sabemos que o que ainda é mais difícil de cumprir é o afastamento dos outros. O resto, o estado mais ou menos de saúde global e de saúde mental, a confiança nos serviços de saúde ou no governo, vai oscilando conforme o controlo ou não da doença. Para o futuro, a diretora da ENSP espera que a saúde pública tenha espaço para fortalecer as suas competências e dimensão.

Grupo de enfermeiros recorre da decisão para o tribunal

Um grupo de enfermeiros, mais de uma centena, queixou-se ao Conselho Jurisdicional da Ordem contra a bastonária Ana Rita Cavaco. Em causa estavam declarações desta em relação a figuras públicas, que consideraram colocar em causa a dignidade da classe. O conselho arquivou a queixa, fundamentando que os visados não eram da classe, não apresentaram queixa e que as declarações eram "opiniões pessoais e subjetivas". O grupo de enfermeiros vai recorrer da decisão