Autores

Do sonho de quererem ser polícias à desilusão que os leva à rua

São polícias há 30 e há 20 anos. Todos escolheram a profissão pelo sonho que traziam de crianças ou pelo espírito de missão de servir os outros. Em cada turno, em cada patrulha dão o seu melhor, mas, dizem, cada vez mais condicionados pelos meios que têm para trabalhar. É isto que os faz sair à rua para se manifestarem e darem a cara. Paulo Gonçalves, Manuela Franco, Jorge Rufino e Elsa Santos falaram ao DN sobre o que ainda os agarra à profissão e de como o futuro os preocupa.

Uma centena de polícias lembram que são humanos e não robôs

Durante a tarde, sete sindicatos da PSP e da Associação Profissional dos Guardas juntaram-se no Terreiro do Paço para se fazerem ouvir em frente ao ministério de Mário Centeno. Traziam uma carta para entregar ao ministro das Finanças, onde exigem respeito, mas tiveram de a deixar à porta com os assessores. Mais um motivo de desilusão, dizem. A plataforma de sindicatos irá reunir em breve para decidir novas medidas de luta se não houver feedback do governo.

320 pessoas retiradas. "O pior passou, mas há muito trabalho pela frente"

Mais de 1700 ocorrências só neste sábado, devido à depressão Fabien que fustigou sobretudo o centro do País, com a subida do Mondego a provocar inundações e a obrigar a retirar pessoas das casas. "Há uma relativa acalmia, a situação está mais estabilizada, mas esta operação está longe de se encontrar terminada", disse, já aos primeiros minutos de domingo, a secretária de Estado da Proteção Civil

Petição de pais com filhos com cancro discutida após associação já não existir

PremiumA Associação de Pais Heróis foi criada em 2014 por uma mãe que perdeu a filha com cancro. Em 2017, entregou uma petição na Assembleia da República, na qual alertava para a realidade dos pais que vivem o drama de ter um filho com a doença. O documento vai ser discutido em plenário, nesta quinta-feira, já depois de a fundadora da associação não poder assistir ao desenrolar do processo. Adelaide Silva faleceu em julho e a associação anunciou o terminar de funções no Facebook.