Autores

"Temos excelentes técnicos na Saúde, mas um défice na gestão"

Fernando Araújo é médico, mas também gestor. Dirige o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, e tem sido distinguido pelos serviços e resultados que a sua unidade tem prestado. O sucesso pode está fundamentalmente na qualidade dos profissionais, na aposta nas lideranças, no planeamento e na motivação passada à equipa. Falhas tantas vezes detetadas no SNS, onde diz que há demasiada politização dos cargos públicos.

Há menos vírus a circular, mas os que há serão mais transmissíveis

Até agora, do processo normal de evolução do SARS CoV-2 surgiram sete a nove mutações principais - quatro com maior incidência e identificadas no Reino Unido, Índia, África do Sul e Manaus, Brasil. Outras mais poderão surgir, esta semana foi anunciada mais uma no Vietname. A questão é que quanto mais população imunizada há, mais o vírus tem de se adaptar para sobreviver e pode tornar-se mais transmissível. A boa notícia é que as vacinas existentes são eficazes para estas variantes.

Enfermeiros fazem mais horas extra mas não recebem todas

Em cinco meses, a ARS de Lisboa e Vale do Tejo já processou 182 mil horas extraordinárias aos profissionais de enfermagem. O custo atinge quase os três milhões de euros, mas há profissionais que não estão a receber todas as horas que fazem no próprio mês. Ultrapassam o limite definido na lei e a ARS só paga essas. Resultado: acumulam cada vez mais horas sem saberem quando as receberão. "E se as deixarmos de fazer?", questionam. ARS diz que paga horas autorizadas.