Vasco Graça Moura lança hoje "Discursos Vários Poéticos"

O cinquentenário literário de Vasco Graça Moura é assinalado hoje, em Lisboa, com a apresentação da coletânea de textos "Discursos vários poéticos" e um serão fadista com Cristina Nóbrega.

A coletânea, intitulada "Discursos vários poéticos", reúne "algumas dezenas de textos de índole mais ou menos ensaística que o autor escreveu nos últimos vinte e tantos anos, e que tanto foram feitos por ocasião de entregas de prémios e homenagens, como serviram para apresentar ou prefaciar livros, funcionaram como base de comunicações e conferências ou constituíram simplesmente artigos de temática literária ou afim", escreve Graça Moura na introdução da obra, que é editada pela Babel.

"Esses textos foram pensados, escritos e apresentados sob a forma de discursos, como tal proferidos em intervenções públicas. Foi essa característica comum a tantos deles que levou o autor a inspirar-se no título célebre de Manuel Severim de Faria, 'Discursos Vários Políticos', de 1624", explica o poeta.

"Por se tratar de literatura na grande maioria dos casos, no conjunto arquivei também alguns 'discursos em causa própria', em que abordei aspetos da minha própria atividade de poeta, tradutor de poesia, ensaísta e ficcionista", acrescenta Graça Moura.

A celebração tem lugar no Grémio Literário, a partir das 18:00 com a apresentação da obra pelo ensaísta e catedrático de Literatura Fernando J.B. Martinho e o comentador político Marcelo Rebelo de Sousa, correligionário político do homenageado.

Após a apresentação, atua Cristina Nóbrega, distinguida em 2009 com o Prémio Amália Rodrigues Revelação, que interpretará alguns poemas escritos por Vasco Graça Moura para o repertório da fadista.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG