Teatro da Politécnica reabre na quarta-feira
O Teatro da Politécnica, em Lisboa, reabre na próxima quarta-feira, dia 21, com a apresentação de 'A Farsa da Rua W', de Enda Walsh, e a inauguração da exposição de José Francisco Azevedo e Ruth Rosengarten.
O teatro encontra-se encerrado desde o dia 4 devido às inundações provocadas pela chuva. O espaço dos Artistas Unidos ficou sem eletricidade, o telhado teve de ser reparado e foi necessária uma limpeza profunda.
Na quarta-feira, o grupo repõe o espetáculo encenado por Jorge Silva Melo que estreou naquele teatro em dezembro do ano passado. A 'Farsa da Rua W' mostra um pai (interpretado por Américo Silva) que obriga os filhos a viverem fechados em casa, representando, todos os dias uma vida idealizada por ele.
É, nas palavras do próprio autor, "sobre um pai e dois filhos que vivem num apartamento em Walworth [uma rua no sul de Londres] e se levantam todas as manhãs, põem bigodes postiços e perucas, mascaram-se, desligam as luzes, voltam a ligar as luzes e representam uma farsa".
"E a farsa começa a desmoronar-se. A peça é sobre o motivo por que estão a representar esta farsa e a viver neste padrão. E à medida que se desmorona, começamos a ver que o pai obriga os filhos a representar uma versão do passado dele, que é uma mentira ridícula", explicou Enda Walsh numa conferência realizada em Lisboa em 2007.
Um dos filhos, Sean (João Meireles), começa a ter dúvidas, porque é ele que costuma ir às compras ao supermercado e fala com uma pessoa (Laurinda Chiungue), e o irmão, Blake (António Simão), começa também "a perceber que a vida é outra." O espetáculo fica em cena no Teatro da Politécnica até 15 de dezembro.