Ruas de Lisboa rebatizadas para assinalar Dia do Teatro

As ruas da freguesia de São José, em Lisboa, vão ser hoje rebatizadas com nomes de teatros, atores ou atrizes, para assinalar o Dia Mundial do Teatro. Haverá uma Praça Laura Alves, uma Travessa Maria do Céu Guerra, a Calçada Simone de Oliveira, as Escadinhas Carlos Areia, a Travessa Nicolau Breyner, a Rua Herman José, o Largo Fernando Mendes, as Escadinhas José Raposo e a Rua Vera Mónica.

As placas plastificadas com os novos nomes das artérias da capital foram colocadas abaixo das verdadeiras, naquilo que o presidente da Junta de Freguesia, Vasco Morgado, classificou, em declarações à Lusa, como uma "homenagem em tempos de crise, cujo custo foi inferior a 100 euros".

Nos 51 arruamentos da freguesia, que se estende do Príncipe Real ao Campo de Santana, passando pelos Restauradores, entre o Teatro Tivoli e o Cinema São Jorge, "mais coisa, menos coisa", descreveu o responsável, encontram-se afixadas 104 placas com esta toponímia comemorativa.

"Normalmente, é uma placa no início e outra no fim da rua, mas há algumas que têm mais... por exemplo, a praça da Alegria, que tem quatro placas", indicou.

Quanto aos nomes escolhidos para as ruas, Vasco Morgado revelou: "Vamos ter nomes de gente mais antiga, que já morreu, e de outros que estão vivos".

Assim, haverá uma Praça Laura Alves, uma Travessa Maria do Céu Guerra, a Calçada Simone de Oliveira, as Escadinhas Carlos Areia, a Travessa Nicolau Breyner, a Rua Herman José, o Largo Fernando Mendes, as Escadinhas José Raposo e a Rua Vera Mónica.

Nomes como os dos atores Eunice Muñoz, Paulo Renato, Ruy de Carvalho, Morais e Castro, Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho e dos empresários de teatro Giuseppe Bastos, Sérgio de Azevedo e Vasco Morgado, avô do autarca, serão também homenageados hoje, Dia Mundial do Teatro.

Alguns dos atores estarão presentes a horas diferentes junto às placas das ruas com os seus nomes para falarem com as pessoas: será o caso de Ruy de Carvalho, José Raposo e Fernando Mendes, entre outros.

A nova toponímia, que começou a ser afixada na terça-feira à noite para estar tudo pronto hoje de manhã e ser uma surpresa para os transeuntes, será retirada na quinta-feira, cumprido o seu objetivo, disse Vasco Morgado.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG