'A Noite' de José Saramago estreia hoje

Paulo Pires, Pedro Lima e Vítor Norte protagonizam esta obra sobre a noite da revolução vivida numa redacção de jornal

O que acontece na redacção de um jornal quando a vertigem dos acontecimentos supera a velocidade das rotativas da tipografia? Quando na rua há um golpe que ninguém sabe se é de direita ou de esquerda? Explodem as tensões, caem as máscaras, mudam-se as relações de poder como se pode ver em 'A Noite', de José Saramago, que estreia hoje no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Paulo Pires protagoniza a peça que retrata a noite de 24 para 25 de Abril de 1974 vivida numa redacção de um jornal da capital. Assumindo o papel de Torres, o jornalista de esquerda em conflito com o director do jornal e consigo mesmo, Pires confessa que se inspirou na figura de Saramago para criar a sua personagem.

Pedro Lima, que em palco revela todos os seus recursos como actor, é o chefe da tipografia que vai desencadear o conflito no interior do jornal e Vítor Norte é o chefe de redacção à beira de um ataque de nervos numa encenação assinada por José Carlos Garcia.

A peça, que fica em cena até 29 de Dezembro, integra-se nas comemorações dos 15 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG