Sony volta a premiar as melhores fotos: candidaturas estão abertas

As candidaturas para a Sony World Photography já estão abertas. Até dezembro e janeiro (dependendo das categorias), é possível enviar as fotografias

Depois de no ano passado terem sido batidos os recordes de candidaturas e de visitantes da exposição dos prémios de 2015, o Sony World Photography está de volta na sua nona edição. Os fotógrafos amadores e profissionais de todas as áreas podem candidatar-se aqui, e estão convidados a submeter fotos às cinco categorias a concurso: profissional, aberto, juventude, prémios nacionais e estudantes.

A edição de 2016 introduz também uma novidade: as 14 categorias da área profissional estão agora divididas em duas áreas distintas: Arte e Documentário. Esta alteração permite criar uma estrutura mais clara de modo a reconhecer em que categoria os fotógrafos se inserem.

Todas as fotografias enviadas são avaliadas por um júri constituído por especialistas de toda a indústria. Os prémios do concurso incluem: o mais recente equipamento de imagem digital da Sony; a apresentação dos seus trabalhos na Exposição Sony World Photography Awards na Somerset House, em Londres; a publicação dos seus trabalhos no livro do concurso de 2016 e trinta mil dólares para os vencedores gerais.

Em 2015 os Sony World Photography Awards atraíram 173 444 candidaturas de mais de uma centena de países. O título foi atribuído a John Moore, fotógrafo da Getty Images. A exposição anual dos trabalhos vencedores e pré-selecionados do concurso alcançou os 33 394 visitantes, batendo assim um recorde.

Uma portuguesa, Beatriz Rocha, de 15 anos, ganhou o prémio de juventude/cultura com uma foto sobre cante alentejano. Já Adriano Nobre foi o vencedor nacional (o concurso elege um vencedor para todos os países participantes) com uma foto das auroras boreais na Islândia.

As candidaturas terminam a 4 de dezembro de 2015 para a categoria dos estudantes, a 5 de janeiro na área de concurso aberto, juventude e prémios nacionais e a 12 de janeiro para o concurso profissional. A lista dos pré-selecionados é divulgada a 23 de fevereiro para todas as áreas, à exceção do Concurso Estudantes, cuja lista é divulgada a 1 de março.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG