Rui Veloso com Maria Rita e Toni Garrido no Rock in Rio

Rui Veloso, que está a celebrar 30 anos de carreira, vai actuar no Rock in Rio Lisboa em maio com Maria Rita e Toni Garrido numa parceria inédita no Palco Sunset, foi hoje anunciado.

A quarta edição do Rock in Rio Lisboa decorrerá nos dias 21 e 22 e de 27 a 29 de maio no Parque da Bela Vista.

O Palco Sunset, complementar ao palco principal, é um espaço dedicado a parcerias inéditas entre músicos portugueses e estrangeiros, aberto à improvisação e à fusão de estilos musicais diferentes.

Zé Ricardo, director artístico deste palco, responsável pelos convites feitos aos diferentes artistas, referiu hoje na apresentação do cartaz que a ideia é que cada actuação seja "um desafio musical".

No dia 22 de maio, estão previstas parceiras entre o rapper português Boss Ac e o músico angolano Yuri da Cunha, entre os Azeitonas e António Zambujo, e uma atuação dos Oquestrada com músicos convidados ainda a anunciar.

Rui Veloso fecha o segundo dia com Maria Rita e o cantor e actor brasileiro Toni Garrido, ex-vocalista da banda reggae Cidade Negra.

A anteceder este encontro estarão Tiago Bettencourt com a artista brasileira Tiê, que se estreia em Portugal, e os Soulbizness com a cantora britânica Zoey Jones.

O já anunciado concerto de Jorge Palma com Zeca Baleiro encerrará o terceiro dia do palco Sunset, depois de Expensive Soul com Omar, e dos Nu Soul Family, novo projeto de Virgul (Da Weasel) com a cantora norte-americana Julie McKnight.

Luís Represas volta a colaborar com Martinho da Vila a 28 de maio, dia em que Tim, dos Xutos & Pontapés, desafiará a fadista Mariza a entrar por registos diferentes do fado.

Lúcia Moniz abrirá o palco nesse dia com Mister Lizard.

O último dia é dedicado ao metal, com destaque para a prestação conjunta dos portugueses Ramp com os Hail, projecto que congrega elementos dos Judas Priest, Megadeth e Sepultura e que se dedica apenas a fazer versões de temas heavy metal.

More Than a Thousand e Fingertips são outros dois grupos portugueses convidados para esse dia, mas que ainda não revelaram as suas parcerias.

Este ano o Palco Sunset ficará localizado onde estava antes o palco dedicado à electrónica para que possa acolher mais pessoas, dada a adesão do público na primeira edição deste palco, em 2008.

Os bilhetes para o festival Rock in Rio Lisboa serão colocados à venda no dia 24.

Para o Palco Mundo estão já confirmadas as presenças de Muse, Shakira, Miley Cyrus, John Mayer, Xutos & Pontapés e Ivete Sangalo.

Exclusivos