Redução de 23% nos apoiosa estruturas artísticas

O Ministério da Cultura (MC) anunciou ontem um corte de 23% nos apoios às artes no próximo ano.

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, reuniu-se ontem com representantes de todas as estruturas beneficiárias de financiamento decorrente dos concursos às artes lançados pela DG-Artes para discutir o impacto das restrições orçamentais para 2011. Com a redução dos valores em PIDDAC, o ministério ficou com 19,8 milhões de euros para os apoios às artes - dos quais 20% serão cativados. Restam, assim, 15,8 milhões de euros, dos quais 12,7 milhões irão cobrir o valor dos apoios quadrianuais contratualizados em 2007. Feitas as contas, restariam apenas 3,14 milhões de euros para todos os apoios anuais e bianuais, o que "inviabilizaria, inevitavelmente, a actividade de centenas de estruturas artísticas", refere o MC em comunicado.

Em alternativa, o ministério apresentou "um cenário de redução de 23% no total dos montantes dos apoios financeiros", que irá incidir sobre o montante a transferir no ano de 2011 aos apoios quadrienais, que passarão assim a ter 12,7 milhões de euros.

Apesar do descontentamento das estruturas artísticas, o MC considera que esta é a única forma de garantir a abertura de novos concursos anuais e bianuais, ainda este ano. Os apoios pontuais só abrirão em 2011, com valores "que dependem da conjuntura económico-financeira nacional".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG