Raduan Nassar e Fernando Aramburu no Folio

O brasileiro, vencedor do Prémio Camões em 2016, e o espanhol, autor do muito premiado "Pátria", são duas das presenças confirmadas na edição deste ano do Folio, que decorrerá entre 19 e 29 de outubro, em Óbidos.

Os dois nomes já anunciados para a programação do Festival Literário Internacional de Óbidos são surpreendentes e tornam-se nos dos mais interessantes dos festivais literários portugueses.

O brasileiro Raduan Nassar, devido à sua total ausência de presenças públicas, sendo nas últimas três décadas a segunda vez que abandona a quinta onde vive e cria galinhas para falar da sua obra, que, aliás, considerou bastante pequena quando comentou o anúncio do Prémio Camões. A outra vez, foi aquando do apoio público a Dilma Rousseff. Tem a obra toda publicada pela Companhia das Letras em Portugal.

Por seu lado, o romance Patria de Fernando Aramburu, foi a grande surpresa das letras espanholas no ano de 2016, sendo reconhecido pela crítica e pelos leitores com, respetivamente, opiniões muito elogiosas e vendas extraordinárias. O romance conta um dos momentos mais dramáticos da história do terrorismo da ETA, quando esta organização anuncia o fim da ação armada e a mulher de um empresário que se recusou a pagar à ETA e foi assassinado decide regressar à antiga casa, de onde tinha sido obrigada a fugir. O romance será publicado pela D. Quixote em março..

Foram também anunciados outros nomes de escritores em Óbidos. Laurent Binet, um dos grandes escritores franceses da atualidade e que teve publicado recentemente em Portugal o excecional romance que tratava da figura de Roland Barthes, A Sétima Função da Linguagem. Também estará presente o espanhol Cesar Antonio Molina e a canadiana Rosemary Sullivan, entre outros.

.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG