Presidente agracia os 90 anos de vida e 75 no palco de Ruy de Carvalho

Marcelo Rebelo de Sousa condecora o ator Ruy de Carvalho. 75 anos de carreira e 90 de idade.

O presidente da República condecorou esta tarde o ator Ruy de Carvalho com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito por ocasião dos seus 90 anos - que se comemoram nesta quarta-feira - e 75 de carreira. Para Marcelo Rebelo de Sousa este é "um sinal mais do apreço de todos os portugueses".

Recorde-se que já recebera a Comenda e o Grande Colar da Ordem Militar de Santiago da Espada, em 1998 e em 2010, bem como o grau de comendador da Ordem do Infante em 1993, e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2012.

Também o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, referiu a data como "muito feliz para a Cultura portuguesa. É de uma enorme alegria festejarmos a vida deste grande artista, que tanto deu, e continua a dar, à cultura do nosso país e ao teatro português".

Ruy de Carvalho interpretou a primeira peça de teatro transmitida na televisão portuguesa, o Monólogo do Vaqueiro, de Gil Vicente, e esteve também na primeira telenovela produzida no país, Vila Faia.

Hoje à noite é homenageado no Salão Preto e Prata, do Casino Estoril, num espetáculo com Rui Veloso, Dulce Pontes, Luís Represas e Toy, entre outros.

A Academia Portuguesa de Cinema também vai distinguir o ator Ruy de Carvalho, com o Prémio Mérito e Excelência, na entrega dos Prémios Sophia do cinema português, no dia 22 de março.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG