Postal com desenho de Picasso vendido por 166 mil euros em leilão na Alemanha

O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", realizou a compra por telefone. A licitação teve como base cem mil euros.

Um postal com um desenho de Pablo Picasso foi vendido hoje por 166 mil euros, num leilão na Alemanha, anunciou a leiloeira responsável pela venda.

O montante pelo qual foi vendido é "um recorde mundial por um postal", assegurou a casa de leilões Gärtner, com sede perto de Estugarda (sul da Alemanha), num comunicado hoje divulgado e citado pela Agência France Presse.

O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", realizou a compra por telefone. A licitação, muito disputada, tinha como base cem mil euros.

Com as comissões, o comprador vai acabar por pagar mais de 200 mil euros pelo postal.

O postal, com uma vista aérea de Pau (no sul de França), foi enviado a 05 de setembro de 1918 por Picasso ao seu amigo e poeta Guillaume Apollinaire. Em vez de escrever no verso do postal, Picasso fez um desenho "que pode ser incluído na sua fase cubista 'A Natureza Morta'", refere a Gärtner.

O postal acabou por nunca chegar ao seu destinatário, já que Picasso escreveu o nome do amigo em espanhol - Don Guillermo Apollinaire -, o que fez com que fosse devolvido ao remetente.

A Gärtnet diz ter recebido o postal das mãos de um cidadão francês, "uma personalidade do mundo empresarial".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG