Porto acolhe Festival Internacional de Marionetas

O 24.º Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) arranca hoje com a apresentação do projeto "Long String Instrument", que estreia a norte-americana Ellen Fullman nos palcos portugueses.

Nos claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, pelas 21:30, Ellen Fullman promete encantar o público, em duo com o guitarrista alemão Konrad Sprenger, instalando em palco um cordofone gigante, com mais de 15 metros de cabos, tocados com os dedos cobertos de resina.

No Cinema Passos Manuel, Victor Antonov traz a palco "Circus on the stings", um espetáculo que tem por base o regresso ao teatro de marionetas tradicionais feitas à mão e que se repetirá no sábado.

"Oco", espetáculo multidisciplinar que o Teatro do Frio estreia no Festival, reúne, no sábado e no domingo, um músico, duas atrizes e uma artista plástica na sala do Tribunal do Mosteiro São Bento da Vitória, numa performance em que os corpos serão envolvidos pelo som.

Apesar dos escassos apoios financeiros, no Festival estão representadas uma dezena de companhias, três delas que se estreiam na cidade do Porto.

O festival decorre já dentro do período escolar e não em setembro, como em edições mais recentes. Desta forma, o certame começa "a recuperar o vínculo à escola" e está "a retomar o caminho de formação do público do festival, do teatro e da cultura da cidade nos próximos anos", explicou o diretor do FIMP, Igor Gandra à agência Lusa, na apresentação do programa.

A preocupação com a área de formação reflete-se também nos "três 'workshops' do programa deste ano, dois internacionais e um dirigido por artistas portuguesas, para equipas multidisciplinares, não exclusivos a atores e marionetistas" afirmou Igor Gandra.

O tradicional também marca presença com o D. Roberto e os Bonecos de Santo Aleixo, em espetáculos que vão ser apresentados pelo CENDREV (Centro Dramático de Évora) e por Sara Henrique/Red Cloud em bairros sociais da zona oriental da cidade.

O preço dos bilhetes para os espetáculos varia entre os quatro e os 12 euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG