Os escritores portugueses fotografados por Morzinski

Inaugura hoje em Lisboa, às 18.30, na Casa da América Latina a exposição do fotógrafo dos escritores Daniel Mordzisnki.

São 200 fotografias de escritores, setenta das quais de autores portugueses, que a partir de hoje à tarde vão estar expostas até dezembro na Casa da América Latina em Lisboa. O fotógrafo responsável pela recolha das imagens mais representativas da literatura ibero-americana é Daniel Mordzinski, conhecido como o 'fotógrafo dos escritores'.

A exposição, intitulada Objetivo Mordzinski, é inaugurada hoje às 18.30 e conta com a presença de muitos dos fotografados, que agora são expostos ao lado do primeiro retrato que tirou a Jorge Luis Borges há 39 anos, quando iniciou este trabalho de imagens enciclopédico.

Muitas destas fotografias são recentes e algumas inéditas, tendo sido captadas em festivais literários de Portugal, Espanha, bem como da América Latina: em Cartagena das Índias, Manágua, Lima, Querétaro, Medellín, Arequipa, Havana, Barranquilla, Buenos Aires e São José de Costa Rica.

A secretária-geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice, salienta que "a fotografia de Daniel Mordzinski dá-nos a ver rostos, corpos, poses, encenações. O que ele capta não é apenas uma imagem feita à medida do que o escritor vê de si próprio. Vai mais além do que poderia não passar de um estereótipo e procura sempre surpreender uma verdade, nem que seja na inquietação que por vezes nasce destas fotos".

Objetivo Mordzinski

Casa da América Latina

Avenida da Índia, 110, Lisboa

Inauguração hoje, pelas 18.30

Horário: de segunda a sexta entre 9.30 e as 18.30

Até 29 de dezembro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG