Os Coen ganharam companhia em Berlim
Emma Thompson, Denis Côté, Jeff Nichols, Nicole Kidman são alguns dos primeiros nomes confirmados para o Festival de Berlim, com arranque em fevereiro. Salve, César!, dos irmãos Coen, já tem lugar marcado
Depois da revelação do filme de abertura, a Berlinale começou a divulgar alguns títulos já selecionados para a corrida ao Urso de Ouro. Para além do filme dos irmãos Coen, Salve, César!, uma comédia satírica sobre Hollywood com Scartlett Johansson e George Clooney, o novo lote de filmes anunciados deixam antever um festival forte. Destaque para Genius, proposta inglesa com um elenco de sonho: Nicole Kidman, Jude Law e Colin Firth. Trata-se de uma primeira obra de Michael Grandage em que se relata a vida de Max Perkins, o editor da Scribner, responsável por obras literárias de F. Scott Fitzgerald, Thomas Wolfe e Hemingway.
Mas não é só de biopics que se faz a competição, também há sobrenatural, neste caso Midnight Special, um filme de ficção científica de um dos atuais nomes fortes do cinema independente americano, Jeff Nichols (Fuga). De novo um elenco para fazer uma passadeira vermelha muito mediática: Kirsten Dunst, Joel Edgerton, Michael Shannon e Adam Driver.
Alex Gibney, um dos mais ativos documentaristas americanos, também vai estar em competição com Zero Days, um olhar que se espera inquietante sobre o cibercrime e os ataques criminosos via internet. Uma interessante escolha de tema para alguém que acabou de fazer um documentário sobre Frank Sinatra. Expectativas elevadas para um dos queridos da seleção berlinense: o canadiano Denis Côté com Boris sans Béatrice, com Denis Lavant. Refira-se que Côté esteve envolvido em Aqui, em Lisboa, uma longa-metragem comissariada pelo IndieLisboa.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Foi ainda anunciado Alone in Berlin, coprodução de França, Reino Unido e Alemanha dirigida pelo ator Vincent Perez. É, à primeira vista, a grande incógnita, mesmo apesar de um elenco que inclui trunfos como Emma Thompson e Brendan Gleeson.
Paralelamente, a secção Berlinale Speciale, para filmes menos competitivos, anunciou três documentários, um deles sem peso de estreia mundial, Where to Invade Next, a hilariante tese antissistema de Michael Moore. Depois de Toronto, é a vez de Berlim ver o cineasta americano a inchar o orgulho luso e a festejar o 1.º de Maio na Alameda D. Afonso Henriques. Além de Moore, o peso-pesado Morgan Neville também apresenta o seu último documentário: The Music of Strangers: Yo-Yo Mama and The Silk Road Ensemble, enquanto o vulto literário John Berger é examinado por uma série de figuras (entre as quais Tilda Swinton) em The Seasons in Quincy: Four Portraits of John Berger.
O Festival de Berlim decorre de 11 a 21 de fevereiro e nas próximas semanas são reveladas mais obras a concurso.