"O Povo que Ainda Canta" vai sair em DVD. Procura apoios

Série realizada por Tiago Pereira vai ser editada em DVD. Público é convidado a financiar a edição na plataforma de crowdfunding PPL

São oito DVD, cada um com quatro episódios da série, dois extras e um livro de 90 páginas. O Povo que Ainda Canta prepara-se para ser editado em DVD, numa parceria entre a Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP) e a Tradisom - editora responsável pela edição da série sobre Michael Giacometti.

A série documental O Povo que Ainda Canta passou na RTP 2 entre janeiro e julho de 2015. São 26 episódios que mostram as tradições musicais de todas as regiões do País.

Tiago Pereira, realizador e mentor do projeto, explica que o livro que se junta aos episódios mostra uma faceta até agora desconhecida deste trabalho, as pessoas que levaram a equipa até aos que cantam, de norte a sul do País. "Os que nos levaram aos velhinhos", resume. Inclui ainda um diário de bordo das filmagens e fotografias.

A edição em DVD é composta por dois mil exemplares, 500 de cada uma das quatro cores disponíveis na capa, ilustrada por Cláudia Faro Santos (champanhe, amarelo, castanho e pêssego). Tiago Pereira explica: "tínhamos várias hipóteses de cores e gostámos de várias. Resolvemos dar opção de escolha".

Os apoios começam nos dez euros - recebe um DVD à escolha e um agradecimento público no facebook. A partir dos 25 euros recebe, para além dos DVD, seis postais, que mostram stills dos vários episódios. Só a partir dos 50 euros consegue ter os oito DVD, ou seja, a série completa, e o livro. Chegam em edição numerada com a coleção dos seis postais e um agradecimento no facebook do projeto.

A campanha de Crowdfunding foi lançada a 16 de março e decorre até 10 de maio às 18.00. Pretende angariar 15 mil euros. O financiamento não cobre o total de despesas do projeto de edição em DVD de O Povo que Ainda Canta, orçadas em 33 mil euros, detalham os promotores na página do PPL. "É apenas um complemento que nos ajude a concretizar este projeto, que pretendemos venha a constituir-se como uma referência na divulgação das tradições e vivências musicais do povo português".

Veja aqui o episódio sobre o Alto Alentejo, ainda disponível no Youtube:

Exclusivos