O bom "coração traidor" de um veterano do jazz hoje em Lisboa

Michael Formanek é contrabaixista, compositor e professor. Traiu o seu quarteto e traz a formação Cheating Heart à Culturgest

Leva quarenta anos disto. "Quarenta anos? Isso é assustador, não sabia que era tanto tempo, sinto-me ainda mais velho" diz ao DN o contrabaixista e compositor norte-americano Michael Formanek - com os seus olhos azuis meio fechados do riso - a alguns metros da Culturgest, em Lisboa, onde esta noite subirá a palco.

Tocou com alguns dos gigantes do jazz. Chet Baker, Gerry Mulligan, Stan Getz, Freddie Hubbard, Tony Williams, Uri Caine. E mais recentemente: Craig Taborn, Ellery Eskelin, Marty Ehrlich e Mary Halvorson, a guitarrista com quem, ao lado do baterista Tomas Fujiwara, forma os Thumbscrew. Toca regularmente com o quarteto que lidera e que integra Craig Taborn, Tim Berne and Gerald Cleaver. Quarteto que em 2012 editou o álbum Small Places na ECM. Quarteto, ainda, que traiu, por assim dizer, na formação a que chamou precisamente Cheating Heart (coração traidor em tradução livre). Este é o nome de uma canção do cantor de country Hank Williams. "Vem [daí], mas não vem. Foi uma espécie de piada porque eu tentava fazer muitos concertos, mas nem sempre conseguia juntar o quarteto. Então comecei a criar estas bandas e no inicio sentia-me um pouco culpado." lembra numa gargalhada.

Esta noite esse coração traidor de Formanek, que nasceu em 1958 na Califórnia e começou a tocar aos 15 anos, conta com o saxofonista Tim Berne (que com Formanek é permanente dentro da formação), o também saxofonista Brian Settles, Jacob Sacks no piano e Dan Weiss na bateria. E se começou por afirmar que "esta versão do grupo é muito especial" para si porque "tem Brian Settles e Tim Berne juntos" - algo que queria muito fazer" -, Formanek acaba por percorrer, como se nada fosse, a sua visão da música. A tónica parece estar sempre no que lhe vai acontecer quando tocada, quando escutada.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG