Um nome esquecido?

Quando se fala em Carmina Burana, o nome de Carl Orff é logo recordado. Mas, se procurarmos em lojas de discos ou em programas de concertos, poucas mais obras suas encontraremos. Nascido em Munique em 1895, foi uma força maior da música alemã, sobretudo nos anos 30 e 40, juntando à composição de obras de teatro musical trabalhos destinados à educação musical. A sua eventual ligação ao poder nazi tem gerado debates ainda sem conclusões definitivas.

? 1939 Ópera baseada num conto dos irmãos Grimm. Reedição recente pela EMI Classics em CD duplo que junta Die Kluge (de 1943).

? 1943 Segunda parte do tríptico Triomphi (que tem Carmina Burana com o primeira e Trionfo di Afrodite, de 1953, como conclusão). Há várias gravações disponíveis.

? 1947 Peça de teatro com assinatura de Carl Orff. Existe uma gravação em CD duplo pela München Rundfunkorchester e com as vozes de Ostermayer e Lippert em edição da Orpheu. E, mais recente, uma edição em DVD editada pela B.O.A. Videofilmkunst. Edição alemã, com legendas em inglês.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG