The Rolling Stones anunciam nova digressão

O grupo rock britânico The Rolling Stones anunciou hoje uma nova digressão internacional, comemorativa dos 50 anos de carreira, que inclui, por enquanto, apenas datas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Intitulada "50 & Counting", a digressão terá início em Los Angeles, Califórnia, em dia ainda a confirmar, mas as restantes datas estão agendadas a partir de 5 de maio, na América do Norte.

Para a Europa, apenas foram confirmados dois concertos no Reino Unido, a 29 de junho, no festival de Glastonbury, e a 6 de julho, em Londres.

A digressão "continuará a emocionante celebração dos 50 anos de vida da banda de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood, apresentando, em todo o mundo, a sua icónica música e o inovador espetáculo ao vivo", lê-se no comunicado divulgado hoje no site oficial da banda.

Contactado pela agência Lusa, o promotor Nuno Brancamp, que tem trazido os Rolling Stones a Portugal, disse que não há nada confirmado em palcos portugueses, porque a banda ainda não decidiu o restante calendário: "Vamos ver se querem vir, se querem ir a Espanha".

A banda atuou cinco vezes em Portugal, entre 1990 e 2007, em Lisboa, Coimbra e Porto.

No ano passado, a banda deu alguns concertos em Londres e nos Estados Unidos, que celebraram as bodas de ouro e, pela adesão do público, decidiu agendar mais para este ano.

"É um bom espetáculo, com muitos clássicos que todos querem ouvir e com algumas preciosidades aqui e ali. O palco tem a forma de uns lábios e está colocado perto da plateia, por isso consigo correr para junto da multidão. É muito bom poder chegar tão perto da audiência", disse Mick Jagger citado pelo site oficial.

O primeiro grande concerto das bodas de ouro aconteceu em Londres, em novembro passado, com Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood em palco, juntamente com o antigo baixista, Bill Wyman e o antigo guitarrista Mick Taylor, que entrará agora na nova digressão.

Na altura, editaram também a coletânea "GRRR!", que inclui gravações feitas desde julho de 1962 até à atualidade.

Os Rolling Stones deram o primeiro concerto, num clube em Londres, a 12 de julho de 1962.

A primeira formação incluia Mick Jagger (voz), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Mick Avory (bateria) e Mick Taylor (baixo).

O grupo, que desejava ser "a melhor banda de rythm & blues de Londres e conseguir concertos regulares", é atualmente uma das mais duradouras do rock, com mais de vinte álbuns, que venderam 200 milhões de cópias em todo o mundo.

Apesar de terem falado várias vezes em despedidas e cada digressão parecer a última - a média de idades ronda os 67 anos - Keith Richards já disse que um grupo como os Rolling Stones "só se deixa dentro de um caixão".

A última digressão dos Rolling Stones, "A bigger bang", que passou por Portugal em 2007, incluiu 147 concertos em mais de uma centena de cidades.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG