Sanções dos EUA podem afetar Miley Cyrus e Timberlake

Os dois cantores têm concertos marcados na sala de espetáculos finlandesa Hartwall, que é propriedade de três russos que estão sob as sanções dos EUA.

Gennady Timchenko e os irmãos Arkady e Boris Rotenberg são três dos empresários russos que estão na lista de sanções impostas pelos Estados Unidos, no âmbito da crise na Ucrânia. Os três empresários são proprietários da sala de espetáculos Hartwall, em Helsínquia, na Finlândia, onde Miley Cyrus e Justin Timberlake têm concertos agendados.

As sanções impostas pelo governo norte-americano decretam que nenhum cidadão americano pode fazer negócios com um destes empresários russos sem uma autorização prévia do Tesouro americano. Daí que surja agora a dúvida se Miley Cyrus e Justin Timberlake podem subir a este palco, no âmbito das digressões que vão encetar.

Tanto Gennady Timchenko como os irmãos Arkady e Boris Rotenberg estão na lista de 27 personalidades nomeadas pelo governo dos Estados Unidos como estando muito próximos, "pessoalmente ou politicamente" do presidente russo, Vladimir Putin, refere a BBC.

Gennady Timchenko é um negociante de petróleo, proprietário da empresa Gunvor, e que tem uma fortuna superior a 18 mil milhões de euros, segundo a Forbes. Já Arkady e Boris Rotenberg são amigos de infância de Putin, refere a BBC, sendo ambos co-proprietários do banco SMP.

Existe ainda a dúvida se os concertos de Miley Cyrus e Justin Timberlake serão afetados pelas sanções, uma vez que a sala de espetáculos Hartwall é propriedade da empresa Arena Events Oy que, por sua vez, é propriedade dos empresários já mencionados, sendo gerida por Roman Rotenberg, filho de Boris Rotenberg.

Todavia, o caso está envolto em ambiguidade porque, apesar dos três empresários integrarem a lista de sanções, a empresa não.

No site oficial da Hartwall Arena os concertos continuam a ser promovidos, sem referência a quaisquer cancelamentos.

Ambos os artistas vão atuar também este ano em Portugal. Justin Timberlake atuará no último dia do Rock in Rio-Lisboa, a 1 de junho. Já Miley Cyrus levará a sua Bangerz Tour ao Meo Arena, no dia 15 do mesmo mês.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG