Regresso dos Tindersticks entre meloso e empolgante

Banda de Stuart Staples teve direito a 'encore' duplo no seu primeiro concerto em Lisboa, o sétimo em Portugal, este ano.

Stuart Staples já disse (em entrevista publicada no DN na passada quarta-feira, dia 28) que os Tindersticks, banda que lidera enquanto vocalista, eram hoje um grupo mais tranquilo, "unido" em termos musicais. Na quinta-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa (já após um concerto no Coliseu do Porto, no dia anterior), os Tindersticks, "unidos", estiveram entre o meloso e o empolgante.

No entanto, nem por isso essa tranquilidade serviu para os desviar do molde a que habituaram o público, em 18 anos de carreira, embora os espectadores que se deslocaram ao Coliseu dos Recreios não parecessem incomodados (antes pelo contrário) com as interpretações algo mornas de temas como Tiny Tears (já em encore) ou Rented Rooms, com que os Tindersticks prendaram o público.

No entanto, os temas retirados do último álbum do grupo (Falling Down a Mountain, 2010) demonstraram a maior vitalidade dos novos Tindersticks, agora reduzidos a três membros da formação original, aumentados por quatro músicos convidados. Foi, aliás, o tema que dá o nome ao novo álbum que abriu o concerto, com um toque de jazz inédito no repertório dos Tindersticks, com Black Smoke e Harmony Around My Table a serem também bons exemplos das novas capacidades do grupo e pistas na direcção de uns Tindersticks mais distantes da fórmula que criaram para si próprios.

Com direito a encore duplo, em que não faltou o clássico Can We Start Again? (tema retirado do álbum Simple Pleasure, de 1999), os Tindersticks mostraram que ainda não perderam o tacto e o bom gosto, apesar de, a trechos, se tornarem tão reconfortantes que embalam.

Exclusivos

Premium

Liderança

Jill Ader: "As mulheres são mais propensas a minimizarem-se"

Jill Ader é a nova chairwoman da Egon Zehnder, a primeira mulher no cargo e a única numa grande empresa de busca de talentos e recursos. Tem, por isso, um ponto de vista extraordinário sobre o mundo - líderes, negócios, política e mulheres. Esteve em Portugal para um evento da companhia. E mostrou-o.