Queen e Pearl Jam celebram com edições para os fãs
Entre os Queen e os Pearl Jam, há vinte anos de separação. Ambos nasceram no ano seguinte ao início de uma década: os primeiros em 1971 e os segundos em 1991, pelo que 2011 é sinónimo de efeméride com direito a números redondos.
O 40.º aniversário dos Queen é assinalado com a remasterização e reedição da discografia da banda. A 15 de Março, os primeiro cinco capítulos, Queen, Queen II, Sheer Heart Attack, A Night At The Opera e A Day At The Races, vêem a luz do dia com extras.
As celebrações do aniversário iniciam-se em Fevereiro com a exposição Stormtroopers in Stilettos, que irá estar patente em Londres. O plano das festas contém um documentário da BBC e o início das filmagens de uma longa metragem sobre a banda, em Hollywood, com Sacha Baron Cohen no papel de Freddie Mercury.
Um pouco mais cedo, a 17 de Janeiro, é editado novo álbum ao vivo dos Pearl Jam: Live on Ten Legs. O disco contém 18 versões de palco de alguns dos maiores clássicos dos Pearl Jam. As gravações decorreram durante as digressões que a banda foi encetando entre 2003 e 2010.
O alinhamento inclui Jeremy, Alive, Spin The Black Circle, Just Breathe e The Fixer, entre outras. A edição especial vem numa caixa que inclui um CD, um LP duplo, quatro miniposters, cinco fotos ao vivo e um cartão da digressão.