Pianista Maria João Pires actua hoje em Londres

A pianista portuguesa Maria João Pires actua hoje no Royal Albert Hall, em Londres, no âmbito do festival Proms 2010, concerto que será transmitido em directo pela rádio portuguesa Antena 2.

O festival organizado pela BBC é um dos principais eventos musicais de verão na capital britânica. Começou sexta feira e prolonga-se até 11 de Setembro.

Maria João Pires irá interpretar nocturnos de Chopin, que registou num álbum duplo editado em 2008 pela Deutsche Grammophon e que lhe valeu uma nomeação para os prémios Grammy.

A actuação da pianista portuguesa insere-se ainda uma série de concertos daquele festival dedicados ao bicentenário do nascimento de Chopin.

O Proms 2010 contará com dezenas de actuações de artistas de renome internacional na área da música erudita e clássica, entre orquestras e solistas, instrumentistas e cantores, como o pianista brasileiro Nelson Freire, a violinista Hilary Hahn, a soprano Renée Fleming, o tenor Plácido Domingo ou o maestro Esa-Pekka Salonen.

A Filarmónica de Berlim, a Orquestra Sinfónica da BBC, a Philharmonia Orchestra e a Orchestra of the Age of Enlightenment são algumas das formações presentes no festival.

Entre os compositores mais citados no repertório estão Bach, Schumman, Schubert, Mozart, Lizt, Chopin, Richard Strauss e Richard Wagner, embora estejam também presentes os contemporâneos John Adams, George Benjamin, Leonard Bernstein e James Dillon.

O festival Proms aconteceu pela primeira vez em Agosto de 1895 no Royal Albert Hall, pela mão do maestro britânico Henry Wood.

Veja o VÍDEO da pianista:


Mais Notícias

Outros conteúdos GMG