'Novo' Cascais Jazz junta várias gerações

O lendário festival regressa este fim-de-semana, agora no Centro de Congressos do Estoril, com um cartaz que agrupa grandes nomes do jazz que actuaram no mítico Dramático de Cascais, e músicos e grupos mais novos

A Zé Eduardo Unit, tendo como convidado o trompetista Jack Walrath (16.00), o Dena DeRose Trio (18.00) e o Ingrid Jansen Quartet (21.300), preenchem o cartaz de hoje do regresso do Cascais Jazz, sempre no Auditório do Centro de Congressos do Estoril, que encerra amanhã com um concerto do agrupamento Cascais Jazz Legends, composto por cinco verdadeiras lendas da pátria do jazz, Phil Woods, Lew Soloff, Cedar Walton, Rufus Reid e Jimmy Cobb (18.00). O festival começou ontem, com a actuação de Lee Konitz & Minsarah, e o convidado André Fernandes.

Segundo a organização, trata- -se de "reviver a maior iniciativa na área do jazz alguma vez realizada, não só em Portugal mas também na Península Ibérica, dando-lhe oportuna continuidade e assim prestando uma justa homenagem à sua importância histórica".

Em homenagem a Luís Villas-«--Boas, o festival foi recuperado este ano pela mão do programador Duarte Mendonça, responsável também pelo Estoril Jazz, que após consulta e aprovação dos herdeiros daquele, registou a marca Cascais Jazz, o que nunca tinha sido feito.

Este "novo" Cascais Jazz tem também um valor simbólico, pois procurou-se apresentar um cartaz onde convivem vários grandes nomes do jazz escolhidos de entre os que actuaram no mítico Pavilhão do Dramático de Cascais, e músicos e grupos de gerações mais recentes.

Em complemento aos concertos, no Centro de Congressos do Estoril estará patente uma exposição com todos os programas oficiais do Cascais Jazz entre 1971 e 1988. serão também projectados filmes e vídeos realizados nesses anos do festival.

Os bilhetes para os concertos custam 30 euros. Há ainda uma assinatura de três dias/cinco concertos, por 80 euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG