Morreu Cesária Évora

A cantora cabo-verdiana, de 70 anos, morreu esta manhã no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira.

A notícia foi confirmada à Lusa pelo director clínico do hospital, que explicou que a morte ocorreu por volta das 11:20 de hoje por "insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada".

Alcides Gonçalves disse ainda que desde que Cesária deu entrada no hospital esteve internada nos serviços de cuidados intensivos "com um quadro muito complexo".

"Durante este período, ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência e esteve sempre acompanhada do seu empresário José da Silva", disse o diretor.

A cantora regressou a S. Vicente, sua ilha natal, a 22 de Outubro após ter posto fim à sua carreira musical devido a problemas de saúde.

Cesária Évora nasceu no Mindelo, Cabo Verde, a 27 de Agosto de 1941 (70 anos). Conhecida como "a diva dos pés descalços", foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana.

A cantora africana tinha sofrido um acidente vascular cerebral em Setembro (esteve internada num hopsital em Paris, França), precisamente no dia a seguir a ter anunciado que punha um final à sua carreira musical.

Entre os vários prémios que recebeu pela sua notável carreira, destaca-se em 2004 o Grammy de melhor álbum de World Music contemporânea. E o presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG