Maestrina Joana Carneiro dirige Fundação Orquestra Estúdio

A maestrina Joana Carneiro vai dirigir a Fundação Orquestra Estúdio, formada ao abrigo da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, num concerto que a regente promete ser "intenso" e exigir "uma grande entrega emocional".

Além de Joana Carneiro, na batuta, o concerto desta quarta-feira da Fundação Orquestra Estúdio (FOE) conta ainda com a violoncelista Natalie Clein, como solista no primeiro Concerto de Saint-Saens.

Em entrevista à Lusa, Joana Carneiro destacou a "qualidade" e o "profissionalismo" da orquestra criada apenas em finais de 2011 e da qual fazem parte "jovens músicos", de vários países europeus, que vivem em Guimarães durante este ano, em regime de estágio profissional.

O concerto que junta Joana Carneiro e a FOE vai "visitar" as "sonoridades monumentais e exaltadas da 5ª Sinfonia de Shostakovich", uma obra que a maestrina afirmou "ser perfeita" para este projeto.

Para Joana Carneiro a experiência de dirigir uma orquestra tão "jovem" - quer porque está formada há pouco tempo, quer porque é composta por músicos com menos de 25 anos -, "é uma experiência enriquecedora e surpreendente".

Além disso, apontou, "a competência dos músicos portugueses que compõem a orquestra não é de admirar" uma vez que, como referiu, "a qualidade do ensino da música em Portugal é cada vez mais alta".

O concerto que junta Joana Carneiro e a FOE realiza-se esta quarta-feira, pelas 22:00, no Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG