UHF trouxeram nostalgia e levaram uma medalha

Quase 30 anos depois de criado, o êxito dos UHF 'Rua do Carmo' foi tocado na rua lisboeta com o mesmo nome. Para ser muito aplaudida

Os UHF regressaram sábado à Rua do Carmo, em Lisboa, e com eles veio o co-autor da mítica canção, o guitarrista original Renato Gomes.

E embora o passado distante do tema de 1980, que se tornou parte da memória colectiva do povo, tenha legitimado a ocasião, a banda não se concentrou nas memórias. Os clássicos foram entoados em coro por uma multidão que chegou de diferentes lugares do País. Rua do Carmo foi o mais celebrado mas os Cavalos de Corrida correram tanto ou mais, no que à reacção popular diz respeito. E para além da dupla que marcou os primeiros anos de UHF (Renato Gomes e o eterno António Manuel Ribeiro), houve tempo ainda para a Tuna do Instituto Superior Técnico e para a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que condecorou o grupo com a Medalha de Mérito da Cidade.

"Nunca pensámos chegar aqui", reagiu António Manuel Ribeiro, nos últimos anos habituado a diversas homenagens. "A guerra não existe, mas a batalha foi vencida", atirou ainda o rosto dos almadenses que fez questão de vincar a sua admiração pela "outra margem do rio", referindo-se a Lisboa, cidade que o inspirou para escrever a Rua do Carmo e outras canções.

Ler mais

Exclusivos