U2 multados em Turim por excesso de ruído

Os irlandeses U2 foram multados por exceder o limite autorizado de decibéis durante os testes de som antes do concerto que darão em Turim na próxima sexta feira, noticiou hoje a imprensa italiana.

A organização do concerto está à espera de que a sanção seja formalizada pelos agentes da polícia municipal que na noite passada registaram, com a ajuda de um fonómetro, um valor de decibéis superior ao permitido por lei depois das 22:00.

Não é a primeira vez que a banda liderada por Bono Vox é punida por este motivo: já em julho de 2009, enquanto se preparavam para um concerto em Barcelona, a autarquia decidiu, devido a queixas dos moradores, sancionar os promotores do concerto por prolongarem os horários dos ensaios e ultrapassarem os limites de ruído.

Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen estão desde domingo na cidade italiana de Turim a preparar o que será o primeiro concerto da digressão '360º' após a lesão na coluna sofrida pelo vocalista da banda em maio, que o obrigou a ser submetido a uma intervenção cirúrgica seguida de imobilização para convalescer, levando ao adiamento de algumas das actuações previstas.

Veja aqui a página oficial doa U2

Veja o vídeo

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.