Seu Jorge atua em outubro em Portugal

O músico brasileiro Seu Jorge atuará em outubro em Portugal, em dois concertos em Guimarães e em Lisboa, onde apresentará o espetáculo "Música para churrasco", anunciou hoje a promotora.

Neste regresso a Portugal, Seu Jorge estará no dia 12 de outubro no Pavilhão Multiusos de Guimarães e no dia seguinte no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Seu Jorge editou em 2011 o álbum "Música para churrasco - vol 1", uma crónica brasileira, com retratos de figuras de um comum bairro dos subúrbios, como "Meu Parceiro", "Vizinha" e "Japonesa", mas o músico admitiu na altura que se inspirou também nas telenovelas brasileiras.

Em 2012, o álbum valeu a Seu Jorge a conquista de um Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo.

A edição de um registo ao vivo do álbum contou com as participações de Caetano Veloso, Alexandre Pires e Zeca Pagodinho.

Seu Jorge (Jorge Mário da Silva), 43 anos, nasceu num bairro pobre do Rio de Janeiro, condição que não o impediu de seguir o sonho da representação, onde começou, e da música.

O filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, deu-lhe protagonismo em 2002, numa altura em que já tinha editado um álbum a solo e participado em vários projetos de música, numa mistura de rock, funk, reggae e samba, o género de eleição.

Entrou no filme "Um peixe fora de água", de Wes Anderson, cuja participação quase se resumia a reinventar temas de David Bowie em língua portuguesa.

O primeiro álbum a solo, "Samba Esporte Fino", saiu em 2001. Três anos depois surgiu com "Cru" e em 2007 "América Brasil".

Em 2010 lançou um projeto diferente, intitulado Seu Jorge & Almaz, com versões de canções para lá da música popular brasileira: não a renega, mas demonstra que nesse pote também há soul, rock e psicadelismo, como disse na altura à agência Lusa.

No cinema, os projetos mais recentes nos quais participou foram "Tropa de Elite 2" (2010), de José Padilha, e "E aí, comeu?", de Bruno Mazzeo.