Jay Z lidera nomeações aos prémios Grammy

Com nove nomeações, o rapper Jay Z lidera a lista dos candidatos aos prémios Grammy, anunciadas esta madrugad num concerto em Los Angeles, que antecede a entrega dos prémios no dia 26 de janeiro no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.

Jay Z conseguiu nomeações em nove categorias, do rap e da pop, incluindo de melhor álbum de rap por Magna Carta... Hooly Grail, o disco que lançou em julho, mas com possibilidade de vencer também com Suit & Tie dueto com Justin Timberlake.

Contudo, o rapper de 44 anos, oriundo de Brooklyn, Nova Iorque, não está nomeado nas categorias de maior prestígio (gravação, canção, e disco do ano) com um trabalho em nome próprio mas apenas como produtor de Good Kid, M.A.A.D City, do rapper californiado Kendrick Lamar, que está nomeado para álbum do ano e para o prémio revelação.

Entre as mulheres, as mais nomeadas sao Lorde, Kasey Musgraves e Taylor Swift, cada uma com quatro nomeações. A neo-zelandesa Lorde, de apenas 17 anos, é considerada por muitos a revelação do ano, por compor e cantar todos os seus temas, incluindo o êxito Royals, que se encontra nomeado para melhor gravação e melhor canção.

Justin Timberlake, de 32 anos, que regressou este ano aos discos após um hiato de cinco anos sem editar, está nomeado em sete categorias, incluindo melhor performance a solo (Mirrors", duo (Suit & Tie, com Jay-Z) ou álbum pop (The 20/20 experience).

Os rappers Macklmore & Ryan Lewis e Pharrell Williams também estão nomeados em sete categorias. Macklmore & Ryan Lewis concorrem ao troféu de "melhor álbum (com The Heist), mas também estão nomeados para a canção (Same Love) e revelação do ano.

Já Pharrell Williams disputa o registo da ano (concedido aos produtores), com o 'hit' Blurred Lines" de Robin Thicke , e a melhor dupla pop com os Daft Punk (Get Lucky). Os Daft Punk, que já arrecadaram dois prémios Grammy, vão disputar cinco troféus, entre os quais melhor dupla pop, o melhor registo (Get Lucky) e melhor álbum (Rando Access Memories).

Mais artistas de peso também disputam os troféus nas categorias de maior prestígio: Bruno Mars, Taylor Swift, Pink, Katy Perry, Rihanna ou Lorde.

Outras categorias também têm a sua "quota de ícones": David Bowie (performance de rock por The Stars (Are out tonight) e álbum rock (The next day), Adele (canção para um filme, com Skyfall) ou os Rolling Stones (canção de rock Doom and Gloom).

Veja a lista completa das nomeações no site oficial dos Grammy. Aqui fica a lista dos nomeados nas principais categorias:

Disco do ano (para intérpretes)

- "Get Lucky", Daft Punk & Pharrell Williams

- "Radioactive", Imagine Dragons

- "Royals", Lorde

- "Locked Out Of Heaven", Bruno Mars

- "Blurred Lines", Robin Thicke Featuring T.I. & Pharrell

.

Álbum do ano:

- "The Blessed Unrest", Sara Bareilles

- "Random Access Memories", Daft Punk

- "Good Kid, M.A.A.D City", Kendrick Lamar

- "The Heist", Macklemore & Ryan Lewis

- "Red", Taylor Swift

.

Canção do ano (autores/compositores):

- "Just Give Me A Reason", Jeff Bhasker, Pink & Nate Ruess

- "Locked Out Of Heaven", Philip Lawrence, Ari Levine & Bruno Mars

- "Roar", Lukasz Gottwald, Max Martin, Bonnie McKee, Katy Perry & Henry Walter

- "Royals", Joel Little & Ella Yelich O'Connor

- "Same Love", Ben Haggerty, Mary Lambert & Ryan Lewis

.

Artista revelação do ano:

- James Blake

- Kendrick Lamar

- Macklemore & Ryan Lewis

- Kacey Musgraves

- Ed Sheeran

.

Artista pop:

- "Brave", Sara Bareilles

- "Royals", Lorde

- "When I Was Your Man", Bruno Mars

- "Roar", Katy Perry

- "Mirrors", Justin Timberlake

Álbum pop:

- "Paradise", Lana Del Rey

- "Pure Heroine", Lorde

- "Unorthodox Jukebox", Bruno Mars

- "Blurred Lines", Robin Thicke

- "The 20/20 Experience - The Complete Experience", Justin Timberlake

.

Álbum rock:

- "13", Black Sabbath

- "The Next Day", David Bowie

- "Mechanical Bull", Kings Of Leon

- "Celebration Day", Led Zeppelin

- "...Like Clockwork", Queens Of The Stone Age

- "Psychedelic Pill", Neil Young With Crazy Horse

Ler mais

Exclusivos