Daft Punk entre os grandes vencedores dos Grammy

O grupo de música eletrónica Daft Punk e o duo de rap Macklemore & Ryan Lewis receberam hoje quatro Grammy cada um na 56.ª edição dos prémios de música que decorre esta noite em Los Angeles, Califórnia, nos EUA.

Os franceses Daft Punk impuseram-se nas categorias principais de melhor álbum ("Random Access Memories") e melhor gravação do ano ("Get Lucky"), tendo conquistado também os prémios de melhor atuação pop de um duo ou grupo ("Get Lucky") e melhor disco de música eletrónica ou dança ("Random Access Memories").

O álbum dos franceses foi ainda reconhecido na categoria de melhor engenharia, mas o prémio foi para os técnicos, não para os artistas.

Macklemore & Ryan Lewis venceram na categoria de artista revelação do ano e arrasaram nas categorias de rap, com "The Heist" a ser eleito melhor álbum e o tema "Thrift Shop" melhor canção e melhor atuação do género.

A cantora neozelandesa Lorde - nome artístico de Ella Maria Lani Yelich-O'Connor - foi outra das grandes vencedoras da noite com os prémios de melhor canção (composição) do ano por "Royals", e de melhor atuação pop a solo, também com o tema "Royals".

A pianista portuguesa Maria João Pires voltou a estar nomeada para os Grammy, na categoria "melhor solo instrumental", em música clássica, com as gravações que fez da última Sonata de Schubert, a Sonata em Si bemol maior, e da Sonata n.º 16, em Lá menor, mas o prémio foi atribuído a Corigliano: Conjurer -- Concerto Para Percussionista e Orquestra de Cordas.

Lista dos vencedores nas principais categorias:

Disco do ano (para intérpretes)

- "Get Lucky", Daft Punk & Pharrell Williams

Álbum do ano:

- "Random Access Memories", Daft Punk

Canção do ano (autores/compositores):

- "Royals", Joel Little & Ella Yelich O'Connor

Artista revelação do ano:

- Macklemore & Ryan Lewis

Artista pop:

- "Royals", Lorde

Álbum pop:

- "Unorthodox Jukebox", Bruno Mars

Álbum rock:

- "Celebration Day", Led Zeppelin

Álbum Rap:

- "The Heist", Macklemore & Ryan Lewis

Álbum Dança/ Eletrónica

- "Random Access Memories", Daft Punk

Álbum country:

- "Same Trailer Different Park", Kacey Musgraves

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.