Álbum de estreia da cantora portuguesa Mimicat é editado hoje

A cantora portuguesa Mimicat edita hoje o álbum "For You", inspirado na soul e nos blues, uma estreia a solo num percurso musical que começou, em Coimbra, ainda em criança.

Mimicat é um alter ego de Marisa Mena, cantora de 30 anos, que nasceu em Coimbra, vive em Lisboa e que desde sempre se lembra de estar ligada à música. Passou pelo grupo Casino Royal e agora lança-se a solo, depois de ter encontrado as pessoas certas do meio artístico, explicou à agência Lusa.

"Tentei sempre fazer qualquer coisa [ligada à música] desde muito cedo, mas quando não se tem muitos conhecimentos do meio, o sucesso nem sempre aparece", disse.

Marisa Mena decidiu, então, estudar na área da produção de espetáculos para perceber, de dentro para fora, como funciona o mercado, conhecer as pessoas, "ouvir muita música" e afinar a identidade de Mimicat, tendo em conta que as suas referências musicais estão nos anos 1930 e 1940 e nos anos 1970.

"For You" foi escrito e composto pela cantora, com produção arranjos e direção musical de Sérgio Costa, ex-Belle Chase Hotel, atualmente no Real Combo Lisbonense, e com quem disse ter encontrado a sintonia perfeita para a sonoridade que procurava para o disco.

A voz de Mimicat, cuja aproximação musical tanto inclui Shirley Bassey e Ella Fitzgerald como Adele, é suportada por arranjos que remetem para a tal sonoridade "jazzy, cabaret", que a cantora disse procurar.

Ouça o tema 'Tell Me Why':

A cantora reconhece que o meio musical português é pequeno e que não é fácil entrar nele: "Não noto isso em relação ao público, que me tem acolhido muito bem, mesmo conhecendo pouco as músicas".

Apesar de considerar que pode chegar mais facilmente ao público através da Internet, em particular das redes sociais, Mimicat recorda que o meio "é tão diversificado" e "há tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo", que é preciso uma conjugação de vários elementos para ter uma rede de trabalho eficaz.

"O mais difícil - ter um álbum de que gosto muito - já está feito. Agora é conquistar as pessoas pelos concertos", disse.

Depois de uma série de concertos no verão, com uma estreia em junho na Casa da Música, e passagem pelos festivais Cool Jazz e Marés Vivas, Mimicat vai apresentar as canções de "For you", como "Somebody else", "Tell me why" e "Don't cry for me", a 18 de novembro, no Teatro do Bairro (Lisboa), a 26 de novembro, no Salão Brazil (Coimbra) e, a 27 desse mês, no Passos Manuel (Porto).

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Começar pelas portagens no centro nas cidades

É fácil falar a favor dos "pobres", difícil é mudar os nossos hábitos. Os cidadãos das grandes cidades têm na mão ferramentas simples para mudar este sistema, mas não as usam. Vejamos a seguinte conta: cada euro que um português coloca num transporte público vale por dois. Esse euro diminui o astronómico défice das empresas de transporte público. Esse mesmo euro fica em Portugal e não vai direto para a Arábia Saudita, Rússia ou outro produtor de petróleo - quase todos eles cleptodemocracias.