"Fascina-me imenso o lado romântico do John Lennon"
"John Lennon sempre foi o meu Beatle preferido, mais do que Paul McCartney. Sempre adorei a voz dele, assim meio trémula. Tinha imensa garra", afirmou o fadista Camané ao DN.
John Lennon teria ontem feito 70 anos, se estivesse vivo. O Camané já cantou um tema de Lennon [Oh My Love, do álbum Imagine, de 1971] ao vivo, com os Humanos, que acabou por não sair no DVD Humanos ao Vivo. Porque optaram por excluir esta canção?
Não me recordo exactamente do momento da decisão, mas na altura tínhamos demasiadas faixas para incluir no DVD. Como os Humanos eram um projecto centrado nas canções de António Variações, deu-se prioridade às canções do António que não estavam no álbum de estúdio.
Não foi por não se ter sentido à vontade com o tema?
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Não, nada disso. Sou um fã do John Lennon e dos Beatles, desde a infância. Fascina-me imenso o lado romântico do Lennon, principalmente.
Não é propriamente a sua faceta mais mediatizada.
Esse romantismo fazia-se sentir também na atitude política dele, aquele empenho que ele tinha em acreditar que o mundo podia ser de outra maneira, e que só se mostrou depois dos Beatles. Mas ele também tem temas românticos lindíssimos como o Woman [incluído no álbum Double Fantasy, de 1980], que é dedicado à mulher [a japonesa Yoko Ono].
E não lhe parece que esse seu lado idealista seria um tanto ingénuo, uma vez que partia de algumas ilusões suas sobre o mundo?
Eu acho é que ele tinha um conhecimento muito profundo de como o mundo é, mas escolhia de alguma forma encarar as coisas assim. Não acho que fosse ingénuo de todo.
E nos Beatles, qual era o seu preferido: Lennon ou McCartney?
O Lennon, claro. Sempre adorei a voz dele, assim meio trémula. Tinha uma garra incrível. O facto de ele sempre ter feito as coisas à sua maneira também contribuiu imenso... Foi fazendo as canções da forma que queria e esteve sempre à frente do seu tempo. Por acaso ainda há poucos dias ouvi uma música sua na rádio e fiquei deslumbrado. Não há nada dele de que não goste.
Fez carreira no fado. Mas tem os Beatles entre as suas preferências?
Acho que ainda ouvi Beatles antes de começar a ouvir fado. Se bem me lembro, a primeira vez que os ouvi foi numa cassete que a minha tia me deu, que tinha uma série de canções deles, como a Oh Darling e a Get Back.
Lembra-se do dia em que Lennon morreu?
Entristeceu-me imenso, tenho muito presente a maneira como ele morreu. Foi uma coisa repentina, estúpida e violenta. Agora, que é seu o aniversário, acho que vou ouvir a discografia dele toda de novo. Vou preparar um alimento para a minha alma.