Exposição de David Bowie vai fazer digressão mundial

A exposição 'David Bowie Is', que está patente no Victoria & Albert Museum (Londres) até ao próximo domingo, seguirá depois para cidades como Toronto, São Paulo, Chicago, Paris e Groningen (na Holanda).

É uma das exposições mais bem sucedidas do ano e conta já com mais de 300 mil visitantes. Inaugurada em março no Victoria & Albert Museum, chegou por alturas do lançamento de 'The Next Day', o primeiro álbum do músico após dez anos de silêncio. A proximidade das datas foi coincidência, tendo os diretores do museu confirmado na altura que desconheciam que o músico estava a preparar um disco quando a equipa ligada à exposição trabalhava a sua idealização e montagem.

Agora, 300 mil visitantes depois, a exposição prepara-se para encerrar as portas no museu na zona de South Kensington em Londres (fecha no próximo domingo, dia 11). E para responder à quantidade enorme de visitantes por dia, o museu resolveu alargar o horário nestes derradeiros dias até às 22.00 horas.

Dois dias após o encerramento da exposição, uma série de salas de cinema no Reino Unido verá em primeira mão um filme, realizado por Hamish Hamilton, que dará a conhecer a exposição a quem não a pode ir visitar a Londres. Este percurso filmado pelas salas de 'David Bowie Is' será conduzido pelos curadores da exposição Victoria Broackes e Geoffrey Mars, incluirá uma série de imagens inéditas nunca antes mostradas publicamente fora do museu e terá ainda a participação de alguns companheiros de trabalho que colaboraram com David Bowie ao longo da sua extensa carreira.

Os números (praticamente finais) da exposição são impressionantes. 'David Bowie Is' contou com 67 mil bilhetes vendidos antes mesmo de abrir as portas. Ao longo destes meses, na loja que surge depois do percurso da exposição, foram vendidos 46 mil catálogos, 20 mil sacos, 36 mil palhetas para guitarras e 93 mil postais. Os 500 exemplares de uma edição limitada do catálogo, autografada pelo próprio David Bowie, esgotaram em 14 minutos.

A abertura da exposição foi um acontecimento mediático e contou com as presenças de nomes como os da atriz Tilda Swinton, a estilista Vivienne Westwood, a cantora La Roux, o humorista David Walliams, o músico Noel Gallagher (ex-Oasis), a atriz e modelo Bianca Jagger, o ex-Spandau Ballett Gary Kemp e uma pequena embaixada dos Duran Duran com o teclista Nick Rhodes e o vocalista Simon, acompanhado pela sua mulher, a modelo Yasmin Le Bon.

Desde então uma multidão de figuras passou pelas salas da exposição, entre as quais inúmeros nomes do mundo da música como Debbie Harry (Blondie), Jarvis Cocker (Pulp), Earl Slick, Paul Weller, PJ Harvey, os Pet Shop Boys e Kylie Minogue. A comediante Tina Fey, atores como Robert Redford, James Franco, Colin Firth, Cate Blanchett e Richard E Grant, realizadores como Wim Wenders e Pedro Almodovar, designers como Tom Ford e Anna Sui, e modelos como Kate Moss ou Mary Charteris também visitaram esta mostra que fez história.

Mas Londres não será a única cidade a ver 'David Bowie Is'. Neste momento estão já conformadas a passagem da exposição por cidades no Canadá, Estados Unidos, Brasil, França e Holanda.A digressão mundial desta exposição começará na Art Gallery of Ontario, em Toronto (Canada), onde estará patente entre os dias 25 de setembro e 27 de novembro. Em 2014 será a vez do Museu da Imagem e do Som em São Paulo (Brasil), onde estará de 28 de janeiro e 21 de abril. Segue depois para o Museum of Contemporary Art de Chicago (EUA), que a apresentará de setembro de 2014 a janeiro de 2015. Paris receberá 'David Bowie Is' na Philharmonie de Paris/ Cité de la Musique entre 2 de março e 31 de maio de 2015. A 15 de dezembro de 2015, e até 15 de março de 2016, estará por sua vez no Groninger Museum, em Groningen (Holanda). Mais museus estão neste momento a negociar a possibilidade de apresentar esta exposição.

Entretanto, também o filme com a visita guiada que será estreado dia 13 em salas de cinema no Reino Unido também fará uma digressão internacional.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG