Coro de Santo Amaro de Oeiras ganha concurso da ONU

Canção "Meu Planeta Azul" foi a mais votada online. Coro vai agora ao Brasil para cantar na Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20. Falta angariar apoios para todas as crianças viajarem.

Às 22.30 de ontem, crianças e pais reuniram-se na sede do Coro de Santo Amaro de Oeiras para assistir aos momentos finais da votação, que encerrava às 23.00 (hora portuguesa, 00.00 na Áustria, país onde o concurso foi lançado pela Global Rockstar). "Isto mais parecia uma sede de um partido político", conta ao DN João Vicente, diretor do coro. A uma só voz foi feita a contagem decrescente dos últimos dez segundos e depois seguiram-se os festejos da vitória.

O Coro de Santo Amaro de Oeiras venceu o concurso da ONU com 44 251 votos. O segundo lugar - que ficou na Áustria - somou 41 698. João Vicente considera que esta música vai ficar na história, tal como acontece com "Eu vi um sapo" de Maria Armanda (venceu o Sequim de Ouro em 1980) e "A todos um bom Natal". O diretor salienta ainda que a organização informou que o vídeo da música "O Meu Planeta Azul" teve 200 mil visualizações e foi a mais votada entre 175 países.

A música é de Carlos Gutkin, a letra de Rita Fouto e o arranjo musical de Yara Gutkin. As crianças têm até 14 anos.

Depois da festa é altura de fazer contas. A organização só paga a viagem a três crianças, situação que João Vicente pensa dever-se ao facto de nunca terem pensado que ganharia um coro, já que a maioria dos concorrentes eram solistas ou duetos. "Temos quatro solistas e queremos pelo menos levar essas quatro crianças", explica. Mas o objetivo passa mesmo por tentar que as 35 que cantam na música possam viajar até ao Rio de Janeiro. Para isso, esperam obter apoios suficientes.

A cimeira do ambiente realiza-se entre 13 e 22 de Junho.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG