Cantor e compositor JJCale morreu aos 74 anos

Compôs para Eric Clapton e Johnny Cash, entre muitos outros. O cantor e compositor americano JJ Cale morreu sexta-feira na Califórnia, de ataque cardíaco, aos 74 anos, podia ler-se no seu site.

Nascido no estado americano do Oklahoma, JJ Cale teve uma carreira com mais de meio século. E canções como After Midnight e Cocaine, compostas para Eric Clapton nos anos 70, foram alguns dos seus maiores sucessos.

Os dois voltaram a juntar-se em 2006 para gravar o álbum The Road to Escondido, que valeu um Grammy a JJ Cale.

O músico compôs ainda temas para Johnny Cash, Lynyrd Skynyrd, Santana, The Allman Brothers ou The Band.

Depois da edição do seu último álbum de estúdio, Roll On, gravado em 2009, JJ Cale confessava: "Lembro-me do meu primeiro álbum. Tinha 32 ou 33 anos e pensava ser demasiado velho. Mas agora dou por mim a fazer isto aos 70 anos. Por vezes pergunto-me o que estou a fazer aqui, estava melhor a preguiçar em qualquer lado".

Mas para este artista eclético, guitarrista, produtor, engenheiro, cantor, compositor, a música era uma vocação. Recentemente escrevera Angel, uma canção do álbum de Eric Clapton editado em março. Na gravação era o próprio JJ Cale quem tocava guitarra.

Numa entrevista à revista Vanity Fair há alguns anos, Eric Clapton garantia que JJ Cale era a pessoa que mais admirava no mundo. E segundo o site do agente do músico, Neil Young terá dito a mesma coisa: "De todos os músicos que já ouvi, Jimmy Hendrix e JJ Cale são os melhores a tocar guitarra elétrica".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG