Camané em concerto de homenagem a Cesária Évora

Lura, Camané, Bonga, Mirri Lobo, Maria Alice, Mário Lúcio, e Sara Tavares são alguns dos cantores que participam no sábado, no Vale da Ribeira da Torre, na ilha de Santo Antão, Cabo Verde, numa homenagem a Cesária Évora.

O espetáculo, um sonho de Cesário Évora que a própria confessou em entrevista à agência Lusa quando fez 70 anos, a 27 de agosto de 2011, esteve para ser realizado em vida da cantora, mas acabou por não se realizar devido a problemas de saúde da própria, conforme disse à agência Lusa o empresário de Cesária, José da Silva.

Na altura, Cesária Évora confessou à agência Lusa que gostava de comemorar o 70.º aniversário com um concerto na terra natal de sua mãe.

O concerto acaba por se concretizar agora, assinalando o primeiro aniversário da morte da cantora que ficou conhecida como a "diva dos pés descalços", que se cumprem no dia 17.

Nancy Vieira, Teófilo Chantre -- músico que sempre acompanhou Cesária -, Zeca di Nha Reinalda, o grupo Cordas do Sol, Ismael Lo (Senegal), Sai Tolno (Guiné-Conacri) e Bernard Lavilliers (França) contam-se também entre os músicos que participam no concerto, que junta 25 músicos que tocaram com "Cize" em diferentes momentos da carreira da conhecida como "rainha da morna".

Fonte da produção do evento, referiu à agência Lusa que a ideia de realizar o concerto já tinha sido abandonada, mas que por sugestão da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Ministério da Cultura de Cabo Verde, acabou por se tornar realidade.

O local escolhido foi o vale da Ribeira da Torre, no concelho de Ribeira Grande, por ser um local que apresenta boas condições acústicas uma vez que é protegido do vento. O concerto tem entrada gratuita, tal como Cesária Évora pretendia, disse ainda José da Silva, o empresário que lançou Cesária Évora.

O concerto no Vale Ribeira da Torre encerra um ciclo de concertos de homenagem a Cesária Évora, depois de iniciativas similares realizadas em Paris e Toulouse (França), em Serpa (Portugal) e Amesterdão (Holanda).

Em simultâneo com o concerto decorrerá ainda no Vale da Ribeira da Torre uma feira de produtos artesanais e agrícolas tanto da ilha de Santo Antão como das restantes oito ilhas habitadas do arquipélago de Cabo Verde, disse à Lusa fonte da organização.

Nascida no Mindelo a 27 de agosto de 1941, Cesária Évora morreu a 17 de dezembro de 2011, após um acidente vascular cerebral.

Exclusivos