Abrunhosa e Ana Moura nos 515 anos da Santa Casa

Pedro Abrunhosa e Ana Moura cantam juntos amanhã à noite, em frente à Igreja de São Roque, em Lisboa. O concerto assinala os 515 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Este espetáculo reedita um dueto dos músicos que aconteceu pela primeira vez em 2011 no Porto.

Pelo Largo Trindade Coelho, junto à sede da SCML, no Bairro Alto, passarão também Maria José Valério, Gonçalo da Câmara Pereira, Maria Armanda, Rodrigo, Anita Guerreiro e Ricardo Ribeiro. A entrada é livre.

Em comunicado a instituição fundada pela Rainha D. Leonor, mulher de D. João II, afirma que se trata de uma iniciativa do seu provedor, Pedro Santana Lopes, que visa "abrir portas à cultura a toda a população e apostar na promoção da música nacional".

A SCML afirma, em comunicado enviado à Lusa que "no contexto difícil que o país hoje atravessa, está apostada em apoiar as Artes e as Letras nacionais, colocando a Cultura ao serviço da coesão da sociedade e do desenvolvimento da pessoa humana".

Recentemente, a SCML assinou um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian na área da música que é materializado através da realização de dois ciclos, os "Concertos de Domingo" e os "Caminhos da Santa Casa", com públicos-alvo diferentes.

A diretora da Cultura da SCML, Margarida Montenegro, disse à Lusa que, "em termos concretos, desta cooperação vão resultar sinergias, durante os próximos três anos, entre as duas instituições", referindo-se ao protocolo assinado como "simbólico", ao juntar "duas instituições que partilham responsabilidades na promoção da Arte, da Beneficência e da Educação em Portugal".

"Com estas propostas queremos contribuir para a educação artística juvenil, com concertos participativos e comentados e, também, promover maior qualidade de vida junto dos mais idosos, nomeadamente de utentes da instituição", afirmou Margarida Montenegro.

No espetáculo de quarta-feira estão previstos vários duetos, nomeadamente de Maria José Valério com Gonçalo da Câmara Pereira, Maria Armanda com Rodrigo, Anita Guerreiro com Ricardo Ribeiro, e Ana Moura, que recentemente editou "Desfado", com Pedro Abrunhosa, que subirá ao palco pelas 22:00.

Ao palco "sobem músicos nacionais que têm estado associados à Misericórdia de Lisboa com o programa 'Encontros com Vida'", um projeto da SCML que promove "concertos-surpresa" em lares e centros de dia da instituição.

Entre os músicos que acompanham Pedro Abrunhosa, a SCML salienta a participação de Adriana Ceia, "a única jovem violoncelista portuguesa atualmente a estudar na Park University, no Missouri", apoiada por esta instituição.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG