Museu Machado de Castro reabre hoje ao público

O Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, reabre hoje, em pleno, ao público, após seis anos de obras de requalificação e ampliação que envolveram um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

A reabertura ao público do MNMC "encerra um ciclo de recuperação" orientado pela "requalificação e ampliação que, agora, o apresenta como um grande museu, digno do património que possui" disse à agência Lusa a diretora da instituição, Ana Baltazar Alcoforado.

A responsável do MNMC referiu ainda que as obras "constituem não só a maior transformação a que o Museu Machado de Castro foi submetido ao longo da sua história" com um século de existência (foi fundado em 1911 e inaugurado em 1913) mas também "uma das mais importantes intervenções operadas em museus portugueses".

O criptopórtico - a galeria de dois pisos que sustentava o fórum da Coimbra romana (Aeminium), considerado como a mais significativa obra de engenharia romana em Portugal e "uma das mais importantes e que melhor se conhece na Europa" - é a única estrutura do MNMC reaberta ao público desde 2009.

Desde essa altura passou a constituir um circuito autónomo de visita, acessível na sua totalidade (ao contrário do que acontecia até então), e, durante as obras foram feitas descobertas relativas ao período romano que permitiram a reconstituição, em imagens tridimensionais (3D) do fórum da Aeminium.

Outra valência do MNMC passa pela coleção de escultura da instituição, presente em espaços de exposição permanente, requalificados ou ampliados, segundo um projeto do arquiteto Gonçalo Byrne.

Além de oferecer ao visitante informação escrita (em painéis e desdobrável), áudio e audiovisual (filmes, depoimentos e visita virtual), o "novo" museu disponibiliza quiosques com conteúdos multimédia relativos a cada um dos núcleos expositivos, mesas interativas e uma sala multimédia.

A sessão de inauguração está marcada para as 17:30 de hoje e deverá contar com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG