25 novembro 2016 às 14h19

Museu de Arte Antiga lança nova campanha para comprar quadro

"A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos António Sequeira, foi adquirida devido a uma campanha de angariação pública

Lusa

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, vai lançar na terça-feira uma nova campanha pública de angariação de fundos para comprar um quadro que representa "uma das mais singulares figuras da primeira metade do século XVIII português".

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo museu, "surgiu no mercado internacional uma pequena mas importante obra de arte que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) muito gostaria de incluir no seu acervo".

"O Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA) prontificou-se, mais uma vez, a apoiar esta causa, mas precisa, de novo, da ajuda de todos os portugueses", indica o comunicado, sem precisar de que obra se trata, ou quem é o autor.

O museu indica apenas, para já, tratar-se de um retrato que "conta uma fascinante história, e representa uma das mais singulares figuras da primeira metade do século XVIII português", acrescentando que mais informação só será revelada na terça-feira.

No final do ano passado, o MNAA lançou uma campanha pública inédita para a aquisição do quadro "A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), que atingiu um total de 745.623,40 euros, ultrapassando largamente os 600 mil euros necessários. O quadro foi comprado e está exposto no museu.

[artigo:5146666]

A agência Lusa contactou o MNAA para obter mais detalhes sobre a obra que a entidade pretende adquirir para o acervo, e para a qual não possui meios financeiros, mas o gabinete de imprensa indicou que os pormenores só serão revelados na terça-feira.

Com a iniciativa inédita lançada no final do ano passado para a compra do quadro de Domingos Sequeira com a contribuição do público deu ainda a possibilidade de usar mais 100 mil euros remanescentes para comprar um retrato oitocentista do rei português D. João V com a Batalha de Matapão em fundo.

Esse outro quadro, pintado em 1717 por Giorgio Domenico Duprà (1689-1770), foi adquirido no Brasil pelo MNAA, depois de uma investigação sobre a sua localização.

Essa foi a primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público e contou com a contribuição de milhares de cidadãos a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.

Lançada em outubro do ano passado, a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" tinha como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, segundo o museu.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou diversos prémios académicos.