Museu de Arte Antiga assina acordo com o Museu do Prado

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, assina hoje um acordo de cooperação com o Museu Nacional do Prado, em Madrid, num programa que inclui uma grande exposição de pintura a inaugurar em novembro, em Portugal.

De acordo com o MNAA, o convénio "histórico" entre os dois museus nacionais ibéricos tem como objetivo a realização de exposições "que promovam o conhecimento das coleções dos dois museus".

O documento será hoje assinado no MNAA, às 15:00, por António Filipe Pimentel, diretor do museu português, e Miguel Zugaza, diretor do Museu Nacional do Prado.

Uma das primeiras iniciativas do acordo, avança o Museu de Arte Antiga, será a inauguração de uma exposição em Lisboa, a 29 de novembro, intitulada "Rubens, Brueghel, Lorrain. A paisagem do Norte no Museu do Prado".

De acordo com um comunicado do museu, a exposição incluirá cerca de 60 obras de grandes mestres do século XVII, pertencentes ao museu espanhol, e irá permitir "mapear o desenvolvimento da paisagem, desde a sua utilização como fundo até à sua independência enquanto género pictórico".

Fonte do museu contactada pela agência Lusa adiantou que os responsáveis dos dois museus vão anunciar na altura, em pormenor, o teor deste protocolo, indicando, no entanto, que serão mostradas no MNAA e no Prado, ao longo dos "próximos anos", "obras muito importantes dos dois museus".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG