Museu da Olaria abre exposição dedicada aos Ramalhos

Centenas de obras em barro da coleção particular da "família Ramalho" vão estar patentes ao público, a partir de sábado, em duas exposições no Museu da Olaria, em Barcelos, informou hoje fonte municipal.

Uma das exposições, intitulada "Geração Ramalho", reúne os trabalhos mais representativos de cada protagonista daquela família de oleiros, incluindo a matriarca Rosa Ramalho.

Rosa Ramalho foi agraciada pela Presidência da República, a 9 de abril de 1981 e a título póstumo, com o grau de Dama da Ordem de Sant'Iago da Espada.

Esta mostra poderá ser visitada até ao final do ano.

A outra exposição, patente até 3 de julho, é assinada por Júlia Ramalho e é comemorativa dos seus 60 anos de carreira e 70 de idade.

Júlia Ramalho é neta e discípula de Rosa Ramalho.

Segundo a fonte municipal, estas mostras contêm uma seleção dos trabalhos mais representativos de cada um dos protagonistas daquela família de oleiros.

Traçar a história de uma linguagem familiar e compreender diferenças e aproximações entre obras e artistas são os objetivos desta iniciativa, que marca o início de um ciclo dedicado às famílias mais carismáticas do figurado de Barcelos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG