Mostra de Arte Antiga e Prado bate recorde de visitantes

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, encerra hoje a exposição realizada no âmbito do acordo com o Museu do Prado, que mobilizou mais de 70 mil visitantes, ultrapassando recordes anteriores, desde a inauguração, a 03 de dezembro.

Até ao final de março, a exposição "Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem do Norte no Museu do Prado" já recebera 74.786 visitantes, de acordo com os responsáveis do Museu português.

Num encontro com a imprensa, na passada terça-feira, o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, disse que a mostra que hoje termina recebeu, em cerca de quatro meses, "mais público do que as maiores exposições feitas anteriormente, como a 'Encompassing the Globe'", que esteve patente em Lisboa durante quatro meses e meio, em 2009, tendo recebido 72 mil visitantes.

A próxima grande exposição que o Museu Nacional de Arte Antiga, em maio, vai acolher intitula-se "Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750)", que, segundo Pimentel, será "uma embaixada notável do estilo Rococó italiano".

Concebida especificamente para o museu português pelo Museo Civico d'Arte Antica-Palazzo Madama, de Turim, Itália, no âmbito do acordo entre as duas instituições, a mostra é comissariada por Edith Gabrielli e Enrica Pagella.

Esta exposição evoca o papel da cidade de Turim na primeira metade do século XVIII, enquanto capital do Reino do Piemonte, e dos grandes artistas italianos e internacionais ao serviço das estratégias de poder da Casa de Saboia.

O percurso expositivo vai estar organizado em seis núcleos temáticos: "A Corte dos Saboias: Reis e Mecenas", "As Artes em Concerto: Arquitetura, Escultura, Artes Decorativas", "O Teatro", "A Pintura", "Fontes e Modelos" e "O Triunfo do Ornamento".

Para "Os Saboias", o Museu Nacional de Arte Antiga vai renovar a parceria com a produtora Everything is New, que ficará responsável pelas áreas de produção, bilhética e comunicação da mostra, como sucedeu com a exposição do Museu do Prado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG