Manéis e Fátima Lopes abrem Portugal Fashion em Lisboa

A 32.ª edição do Portugal Fashion arranca hoje, pela terceira vez consecutiva, em Lisboa, com as propostas outono/inverno dos consagrados Alves/Gonçalves e Fátima Lopes, além de cinco jovens criadores, continuando depois até sábado na Alfândega do Porto.

Sob o tema "Vibe", o Portugal Fashion começa com uma união, na capital portuguesa, entre carismáticos criadores portugueses e jovens promessas do setor da moda.

Para as 21:30, na Brand Gallery, está marcado o desfile da coleção da dupla Alves/Gonçalves, que apresenta propostas em que se materializam as obsessões dos criadores "ao nível da forma-rigorosa, ampla e assimétrica, num plano emocional, inserindo sempre neste contexto imagens de uma mulher feminina, vulnerável e instintiva".

Depois, às 22:30, no Convento do Beato, é a vez de Fátima Lopes ocupar a passerelle com as tendências para a próxima estação, numa coleção em que brinca com "os paradoxos, a oposição, a atração e a mistura de géneros".

O primeiro dia do evento de moda arranca no Carpe Diem Arte & Pesquisa, onde serão apresentadas as propostas de cinco jovens criadores do espaço Bloom - uma plataforma dedicada à promoção de novos talentos da moda portuguesa -- divididos por dois desfiles.

Susana Bettencourt e Hugo Costa mostram os seus coordenados às 18:30, seguindo-se as propostas de Andreia Lexim, Estelita Mendonça e Daniela Barros.

De acordo com o presidente da comissão executiva da Associação Nacional de Jovens Empresários, Manuel Teixeira, "a realização do Portugal Fashion nas duas principais cidades do país, Lisboa e Porto, obedece também ao propósito de dar um caráter itinerante ao evento, como acontece nos grandes shows de moda internacionais".

"Sublinhe-se que, em Lisboa, esta 32.ª edição do Portugal Fashion inclui desfiles em três locais distintos, e já no Porto, o edifício da Alfândega acolhe a passerelle principal e o espaço Bloom, estando ainda reservada uma outra sala para o desfile de Luís Buchinho", refere.

O responsável adianta que há "a ambição confessa do Portugal Fashion de repartir os desfiles por vários espaços nobres das duas cidades, à semelhança, por exemplo, do que acontece na Semana da Moda de Paris", projeto que deseja que "se concretize mais cabalmente no futuro".

O Portugal Fashion segue depois, de quinta-feira até sábado, na Alfândega do Porto, onde estão previstos 26 desfiles de estilistas consagrados, novos criadores e marcas de vestuário e de calçado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG