João Ricardo Pedro é o primeiro português a ganhar o Prémio Leya

João Ricardo Pedro é o primeiro português a ser distinguido com o Prémio LeYa, pelo romance inédito "O teu rosto será o último", que deverá ser publicado em Março quando for entregue o galardão.

O presidente do júri, Manuel Alegre, afirmou hoje que "este foi um prémio muito renhido", tendo havido "grande disputa" com outro título que não revelou qual.

Manuel Alegre afirmou que o Prémio LeYa tem cumprido um dos seus principais objectivos, o de encontrar novos autores de Língua Portuguesa, "tendo, além dos vencedores, sido já publicados pela LeYa mais de dez novos autores" que concorreram ao galardão e não o ganharam.

O escritor realçou que "todos os originais [a concurso] tinham uma excelente qualidade", tendo a decisão sido "muito renhida".

Alegre referiu que o ano passado estavam entre os candidatos, "Rio Homem", de André Gago, que a Asa publicou e recebeu o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, e "os Íntimos", de Inês Pedrosa, que recebeu o Prémio Máxima de Literatura.

Exclusivos