Biblioteca permite navegar pelos manuscritos de Leonardo

A Biblioteca Nacional de Madrid permite agora um pequeno passeio online pelos manuscritos de Leonardo da Vinci, conhecidos como os Códices de Madrid I e II.

Funcionando como um verdadeiro livro eletrónico, é possível navegar de página em página, vendo os apontamentos e os desenhos do artista. As páginas são exibidas em alta resolução e são enriquecidas com animações em vídeo, que explicam o funcionamento de várias invenções de Da Vinci.

Para além disso, a página web da Biblioteca Nacional espanhola oferece uma completa documentação sobre Leonardo, que permite estender a visita e aprofundar os mistérios não só dos seus manuscritos mas também da sua vida e obra.

Os originais estão conservados no "sancta sanctorum" da biblioteca e fazem parte do legado que o pintor passou ao seu discípulo Francesco Melzi. Apenas os manuscritos I e II ficaram na posse da Corte Real espanhola, comprados por Juan de la Espina e tendo sido expostos na Biblioteca Real Pública, criada por Felipe V.

Entre 2010 e 2011 a Biblioteca Nacional de Espanha estudou em profundidade as características "codicológicas" e as técnicas de escritura dos manuscritos, como por exemplo a estranha escrita invertida de Da Vinci, que obriga a ler os seus comentários vendo a página com um espelho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG