1.ª BD de Astérix sem Uderzo e Goscinny sai dia 24

O novo livro de banda desenhada protagonizado por Astérix e Obélix, intitulado "Astérix entre os Pictos", sai no dia 24 em 15 países, incluindo Portugal, e será o primeiro sem a assinatura de Uderzo e Goschinny, os primeiros criadores.

O livro foi apresentado hoje em Paris com a presença dos novos autores, o argumentista Jean-Ives Ferri e o ilustrador Didier Conrad, e também com Albert Uderzo, um dos criadores das personagens da banda desenhada e que supervisionou a nova história, e Anne Goscinny, filha do argumentista original da série francesa, segundo a agência EFE.

"Astérix entre os Pictos", o 35º álbum dos irredutíveis gauleses, terá uma tiragem de cinco milhões de exemplares e coloca Astérix e Obélix numa viagem à antiga Escócia, onde conhecerão os guerreiros Pictos.

Na sessão em Paris foi revelada a capa do novo volume, mas pouco se adiantou sobre a história.

Jean-Ives Ferri disse que tentou respeitar "o ritmo e o jogo de palavras" dos fundadores da série, enquanto Didier Conrad reconheceu que teve de imitar os traços originais de Uderzo.

Albert Uderzo, de 86 anos, retirou-se da série em 2011 alegando algum cansaço e hoje admitiu que não estava convencido da continuidade das histórias de BD sem a participação dos fundadores, mas acabou por ceder aos argumentos de Anne Goscinny.

A filha de René Goscinny sublinhou, por seu lado, que o universo de Astérix e das outras personagens tinha uma "identidade muito forte" que lhe permitiu ter continuidade.

Jean-Ives Ferri (Argélia) e Didier Conrad (França) nasceram em 1959, o ano em que Uderzo e Goscinny revelaram Astérix na revista Pilote.

No entanto, o primeiro livro, "Astérix, o gaulês", só saiu em 1961, dando início a uma das mais bem sucedidas séries de banda desenhada, com mais de 350 milhões de livros vendidos em todo o mundo e traduzidos para mais de uma centena de idiomas, incluindo o português e o mirandês.

A parceria entre Uderzo e Goscinny terminou em 1977 com a morte do argumentista, mas o nome de ambos foi sempre mantido na assinatura das histórias.

Astérix é um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tem como grande amigo Obélix, personagem desajeitada e com uma força desmesurada, que carrega menires e adora comer javalis.

Ambos são habitantes de uma invencível aldeia que teimosamente resiste às investidas militares dos romanos por conta de uma famosa poção mágica inventada pelo druida Panoramix.

Entre as personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda Abraracourcix, o chefe da aldeia, e o bardo Assurancetourix.

Em 2015 deverá estrear-se nos cinemas uma nova longa-metragem de animação em 3D com as personagens, com realização de Louis Clichy.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG