Katty Xiomara foi a única portuguesa em Nova Iorque

A criadora Katty Xiomara foi a única portuguesa a apresentar a sua coleção para o próximo outono/inverno durante a Semana de Moda de Nova Iorque, num desfile hoje que "correu bastante bem."

"É sempre difícil saber, porque ainda não falei com muita gente. Mas acho que correu bastante bem, as reações foram boas, a sala estava cheia", disse a estilista à agência Lusa.

A 'designer' apresentou a sua coleção "Infographic" e mostrou também as suas primeiras criações para homem e criança.

O desfile aconteceu no âmbito da 'Nolcha Fashion Week', iniciativa dedicada aos 'designers' de moda independentes e que decorre durante a Semana da Moda de Nova Iorque.

Na sala do Pier 59, em Chelsea, estavam cerca de 30 fotógrafos e câmaras de televisão. Nas bancadas, os mais de 250 convidados tiraram centenas de fotografias, que imediatamente partilharam nas redes sociais e nos blogues de moda.

Xiomara disse à Lusa que os Estados Unidos são "sem dúvida" o mercado certo para as suas roupas.

"Temos agora uma agente nos Estados Unidos, que tem funcionado bem. Achámos que era necessário puxar um bocadinho mais por todo o trabalho que já temos, conseguir dar um apoio diferente. O desfile é um grande apoio para multiplicar as vendas, conseguir fazer mais do que aquilo que já se consegue", disse.

A estilista de 39 anos, baseada no Porto, participa há três anos na Project, uma feira de moda internacional em Las Vegas, mas em setembro fez o seu primeiro desfile nos Estados Unidos, considerando que "era a altura certa para avançar."

"Já conseguimos ter mais lojas daquelas que tínhamos. Não podemos falar em contratos de distribuição maiores, mas fomos crescendo em termos de clientes. Funcionamos com nichos de mercado, não com grandes massas", explicou.

Nos EUA, as roupas de Katty Xiomara podem ser compradas em mais de 10 lojas, sobretudo em Nova Iorque, mas também noutras cidades, como Miami, Houston e Chicago. A 'designer' está também presente em Espanha, no Koweit e na República Dominicana.

Em comparação com o mercado europeu, Katty Xiomara disse que o norte-americano "é diferente."

"É bastante aberto. Apesar de ser muito grande e com muita concorrência, é bastante mais aberto do que o europeu. Se calhar, algumas vezes, por sermos portugueses, somos vistos de forma pejorativa na Europa. Aqui, somos vistos como europeus, por isso há maior abertura", disse.

Neste desfile, a 'designer' lançou ainda a coleção cápsula "Peanuts played by Katty Xiomara", que inclui roupa para homem e criança e tem como inspiração Snoopy, Charlie Brown e companhia, personagens de banda desenhada criadas pelo norte-americano Charles Schulz.

Ainda este mês, Katty Xiomara irá marcar presença na feira Coast, que decorre nos dias 23 e 24 de fevereiro em Nova Iorque.

A coleção que Katty Xiomara desvendou hoje será apresentada em março em Portugal, no âmbito do Portugal Fashion.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG