Vila do Conde vai ANIMAR o país a partir do dia 20

O festival de cinema de animação começará no dia 20 de fevereiro, às 15.00 e só irá terminar no dia 5 de junho

O ANIMAR está de regresso a Vila do Conde para a sua 11ª edição, com exposições, ateliês e mostras de filmes.

Uma vez mais o Solar - Galeria Cinemática será o palco do Animar, que irá receber em exposição adereços, materiais e personagens de 3 curtas-metragens de animação portuguesas, de uma forma interativa; sendo elas Nossa Senhora da Apresentação de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves, Papel de Natal de José Miguel Ribeiro e Amélia e Duarte de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos.

No dia 28 de fevereiro será o dia da Festa da Abertura do Animar'11. Nesse dia, o Teatro Municipal de Vila do Conde recebe, às 16.00, O principezinho. O filme, da autoria de Mark Osbourne, é uma das mais recentes adaptações do livro de Antoine de Saint-Exupéry. Antes disso, haverá a oportunidade dos mais pequenos se mascararem para irem "À Descoberta dos Planetas do Principezinho".

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.