The Gift inauguram exposição de fotografia para cegos

A Banda "The Gift" inaugura a 03 de dezembro, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), uma exposição de fotografia pensada para cegos, quando se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

"São fotografias audio-descritas que, para além das palavras, são acompanhadas de efeitos sonoros e música da própria banda, processo que designamos por 'soundpainting'", explicou à Lusa a responsável pelo projeto IPL (+) Inclusivo, Josélia Neves.

A docente e investigadora salientou que a experiência multissensorial é complementada com informação tátil criada pelo IPL, permitindo que "as pessoas cegas possam seguir as fotografias através da ponta dos dedos".

A exposição da banda de Alcobaça integra um conjunto de 18 fotografias que regista alguns dos momentos do trabalho "Explode", editado em 2011, procurando "partilhar as emoções vividas pelo grupo na experiência dos festejos Holi, na Índia", pode ler-se num comunicado divulgado pelo IPL.

A inauguração da exposição está agendada para as 21:00, na Biblioteca José Saramago, no IPL, com a presença confirmada de dois dos membros dos "The Gift", Sónia Tavares e Nuno Gonçalves.

O politécnico de Leiria está a dedicar o presente ano letivo à inclusão, tendo avançado com a iniciativa IPL (+) Inclusivo, revelando que o projeto "pretende transformar o IP Leiria numa instituição cada vez mais inclusiva, capaz de receber e integrar pessoas com necessidades especiais, e de mover mentalidades e potenciar atitudes inclusivas das pessoas que integram a comunidade do Instituto".

Josélia Neves frisou que "este é um momento entre muitos que vão acontecer ao longo do ano letivo", destacando a Gala da Inclusão agendada para a próxima semana.

O trabalho no âmbito da inclusão no IPL tem sido marcado por "'workshops', palestras, ações de rua, conferências, desenvolvimento de projetos de investigação, adaptação de materiais educativos e de brinquedos, no âmbito de uma iniciativa intitulada "Mil brinquedos, Mil sorrisos".

A campanha "Mil Brinquedos, Mil Sorrisos", iniciativa do IPL e da Câmara Municipal de Leiria, assinalou em 2012 cinco anos de vida, período no qual recolheu e adaptou cerca de quatro mil brinquedos eletrónicos para crianças deficientes.

Ler mais

Exclusivos