Sequeira conseguiu 43 mil euros em uma semana

A campanha do Museu de Arte Antiga para comprar quadro de Sequeira reuniu 43 117,86 euros em 7 dias.

Foram vendidos 718 631 pixels, o correspondente a 7,2% dos 10 000 800 pixels disponíveis no quadro "A Adoração dos Magos", de acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), a instituição que está a levar a cabo esta campanha de angariação de fundos para adquirir a pintura de Domingos Sequeira ao atual proprietário.

O museu pretende angariar 600 mil euros até 30 de abril do próximo ano.

A pintura data de 1837 e no MNAA já se encontra o cartõa final e vários desenhos preparatórios. Enquanto decorre a campanha o quadro, ele mesmo, pode ser visto no hall de entrada do museu.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.